Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Velho para o mercado?

Tornou-se lugar comum acreditar que, após os 45 anos, os profissionais estão ultrapassados para se colocar ou recolocar no mercado de trabalho. De fato, existe muito preconceito contra profissionais mais velhos no ambiente de trabalho, principalmente pelos mais jovens, que acreditam ser mais modernos e ágeis.

Seria um equívoco dizer que a idade não é influência para recolocação no mercado, entretanto, não é o único ou o mais importante. Claro que um profissional mais experiente traz consigo costumes e vícios de outras empresas, daí a justificativa para algumas empresas investirem nos trainees - para lapidar um empregado a salários mais baixos dos que poderiam ser pagos a um profissional mais experiente.

Para 94% das empresas, o lado positivo da contratação de tais profissionais mais velhos é a transmissão de experiência e conhecimentos úteis para os mais jovens. E essa tem sido a postura de algumas empresas: contratar esses profissionais para mesclar com a conhecida ‘geração Y’ – um grupo bastante jovem – que traz ideias inovadoras, energia, ousadia, mas que ainda não tem maturidade, estabilidade e experiência.

Ao contrário do que se pensa, ter mais idade pode ser uma influencia positiva em várias carreiras. Na área de saúde, por exemplo, ter mais idade é visto com bons olhos. Ao entrar em um consultório de um médico com 50 anos, ninguém pergunta quanto tempo ele está atuando. Mas, ao encontrarmos um médico de 24, todos acham que a pouca idade faz dele um médico inexperiente. Mais uma vez, o preconceito se mostra presente, já que, hoje, pessoas com mais idade se formam todos os semestres, em diversas áreas.

Mesmo com todas as mudanças no mercado, a capacitação ainda é o principal diferencial para qualquer contratação. E isso fica claro com a atual escassez de mão de obra capacitada, que acaba fazendo com os profissionais experientes, acima dos 40 anos, voltem a ser disputados pelo mercado brasileiro. Além disso, quando a economia melhora, surgem oportunidades para todas as idades.

Existem conhecimentos que são fundamentais, independente da área de atuação. O mais importante para ser um profissional requisitado pelo mercado é conhecer muito mais que o básico.  É preciso estudar e se atualizar constantemente. Não existe mágica. Só estaremos velhos para o mercado quando acharmos que o mundo não mudará mais e que não somos mais capazes de aprender .

3 Respostas para “Velho para o mercado?”

  • é bom saber que pessoas pemsam desta maneira em relação a idade pois tenho mais idade e aprendo e busco interese quando o assunto é aprender me esfoçando para fazer o melhor valorizo os mais novos e através deles procuro aprender, que oportunidades venham mais e mais para capacitar-mos os meus agradecimentos.

  • Anita:

    Texto fantástico! Serve como motivação para pessoas que optaram pela área acadêmica e entram no mercado mais tarde que os demais… ou para mulheres que abrem mão da vida profissional para criar os filhos e desejam retornar ao mercado. A insegurança é grande mas, como citado pelo autor, só não será possível se acharmos que não conseguiremos renovar!

  • Rogério Mota:

    Tenho hoje os meus 64 anos de vida com várias experiências trabalhistas e de muito sucesso por onde passei. Estou aposentado pelo INSS com os meus rendimentos a cada ano diminuído. Procurei novamente uma empresa e na área que tenho bastante experiência: marketing e comercial. Fui entrevistado, aprovado e até o dia foi-me dito de quando iria começar. O filho do dono da empresa, falou para as pessoas que fizeram a minha escolha que eu estava velho, que não admitia em eu ser funcionário da empresa em que ele é Diretor Comercial com seus 28 anos de idade. Que frustação, que decepção tive com está atitude desrespeitosa.

Deixe um comentário