Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Um Papa latino-americano e jesuíta

Contrariando todas as especulações, o argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito o novo Papa da Igreja Católica. Ele é o primeiro Papa latino-americano, continente mais católico do mundo e escolheu o nome de Francisco para homenagear São Francisco de Assis, o santo da simplicidade, dos menos afortunados e que fazia pregações itinerantes.

As surpresas pela eleição do Papa Francisco não acabaram por ai. Quebrando os protocolos da Igreja, o Papa demonstrou bom humor ao falar brincadeiras, em seu primeiro discurso, ao público presente na Praça de São Pedro, no Vaticano. Discreto, humilde, de tendência moderada e integrante da Companhia de Jesus – que evangelizou a América Latina -, são as características que acompanham o novo comandante dos católicos.

Jorge Mario Bergoglio assume o trono de São Pedro em um momento delicado para a Igreja Católica mundial, quando os católicos clamam por um equilíbrio entre as políticas conservadoras e progressistas e em meio a escândalos relacionados à pedofilia. O perfil traçado pelos vaticanistas é que o novo Papa é um homem concreto, pragmático, eficaz. Conservador no que diz respeito às questões morais, mas muito aberto no plano social.

Desafios. É o que Francisco irá encontrar durante o seu papado. Trazer os jovens de volta à Igreja, renovar a linguagem e fazer com que os católicos se sintam amados são apenas alguns deles. É passível afirmar que, se reformas não forem adotadas, a contestação à Igreja Católica, que já é forte em alguns países do Oriente, corre risco de se estender rapidamente, inclusive na América Latina.
Escolhido de forma proposital ou não, o fato é que uma outra característica respeitável dos jesuítas é a atenção para a educação e a abertura para o diálogo inter-religioso, entre fé e cultura – o novo Papa já foi professor de literatura, psicologia e reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel.

Muito se espera dele. Contrário ao casamento gay, identidade de gênero, eutanásia e aborto, mas favorável à globalização. Em menos de 24 horas já surgiram comentários negativos em redes sociais sobre as relações de Bergoglio com o governo argentino e de envolvimentos com a ditadura argentina. Por hora, nada disso importa.

Neste momento, o mundo católico deposita toda sua fé e esperança no Papa Francisco e o início da sua missão com os jovens brasileiros já está confirmada através de sua presença na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Daqui para frente, que Deus e o Papa Francisco nos abençoe.

Deixe um comentário