Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Um negócio da China

Quem nunca comprou ou pensou em comprar um produto chinês, que atire a primeira pedra. Não é preciso circular muito para perceber que, nos últimos anos, o que se vê no Brasil é uma invasão de lojas e produtos chineses. São celulares, televisores, louças, guarda-chuvas, pneus, relógios, brinquedos… A lista dos produtos “Made in China” é enorme.

O maior atrativo dos produtos chineses está no preço, mais barato e competitivo do que os de produção nacional. Fato este, que se deve ao enorme número de trabalhadores chineses e a mão de obra barata. Além disso, temos a diferença de custos de produção, carga tributária muito menor que a brasileira e a valorização do real diante da desvalorização do yuan (moeda chinesa) tornando a concorrência quase impossível.

Junte-se a todos esses fatores a entrada ilegal de produtos chineses no país. Uma das formas de driblar o pagamento de taxas antidumping (termo usado no comércio mundial para quando uma empresa vende seus produtos por um preço abaixo do mínimo de mercado, o que é considerado ilegal pela Organização Mundial do Comércio, OMC) é produzir na China e declarar que produz em Taiwan, na Indonésia ou no Vietnã.

Nos últimos anos, a invasão dos produtos chineses tem provocado o fechamento de várias indústrias brasileiras, acarretando também a diminuição dos postos de trabalho em todo o país. Um exemplo é que das 40 fabricantes de escovas que atuavam no mercado há uma década, apenas duas continuam na ativa.

Ampliando o quadro de análise, registres-se que segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 2005 e 2009, o Brasil deixou de exportar mais de US$ 2,5 bilhões para os países da América Latina por causa da concorrência com a China. Entre as maiores perdas estão o mercado de químicos, de informática, de telecomunicações e máquinas e equipamentos.

Diante desse quadro, qual seria a melhor forma de combater a invasão dos produtos chineses? Apenas aumentar o Imposto sobre Produto Importado (IPI) não é suficiente. É preciso rever as condições do produtor nacional para termos competitividade. Melhorar as condições de produção, reduzindo carga tributária, diminuindo o custo do trabalho e da produção e melhorando a infraestrutura são apenas pontos iniciais. Também é preciso intensificar a fiscalização nas fronteiras e pensar em uma forma de regular um padrão mínimo de qualidade nos produtos importados.

Por fim, registramos que é necessário ter a consciência que a cada produto importado que compramos, estamos deixando de gerar vagas de emprego no Brasil, gerando a vaga no exterior. E que isso reduz o crescimento econômico do país.

4 Respostas para “Um negócio da China”

  • É verdade Janguiê. Esse é um círculo vicioso e vários agentes estão envolvidos.
    Também somos responsáveis pela desaceleração do crescimento do nosso país.

    Um dos grandes problemas do Brasil nesse quisito é que sempre queremos ganhar sozinhos e esquecemos da coletividade. O governo faz o que é favorável à ele e acaba prejudicando a população que por sua vez se sente lesada e adquire estes produtos e que por sua vez diminue a arrecadação de impostos e geração de empregos.

    Precisamos quebrar este ciclo através da conscientização e reeducação cultural.

  • Rebeka Cavalcanti:

    Já comprei celular chinês, mas me arrependi, pois quebrou rapidinho, ou seja, é jogar dinheiro fora; Melhor comprar um original, pois vem com garantia e com certeza a durabilidade é bem maior. Além disso, conforme o Sr. falou, comprando o produto original do Brasil, estaremos elevando o crescimento da economia do nosso país.

  • Simone Souza:

    …e não precisamos procurar por eles. desavisadamente levamos produtos chineses para casa o tempo todo. Compramos via internet e qdo o produto chega observamos que foi fabricado por eles. Comprei um simples jogo americano para cozinha e lá estava a estique Made in China. É irritante essa “invasão”.

  • Anderson Jaques:

    Ola Janguiê,realmente os produtos chineses são bem tentadores de se comprar,pelo fato de serem tão baratos,mas por um lado ele é ruim,tem pouca durabilidade,pouca segurança,enfim n tem garantia nenhuma,mas hoje nós ainda temos muitas pessoas em condições desfavoraveis financeiramente e isso faz com que muitas pessoas procurem pelo mais barato,ou seja,temos a obrigação primeiro de erradicar a miseria,ai sim nós iremos nos desenvolver.

Deixe um comentário