Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Um Brasil menos violento para os jovens

Pernambuco, que chegou a ser considerado o estado mais violento do Brasil, com uma taxa de 54 homicídios em 100 mil habitantes, se destacou positivamente em nova pesquisa sobre os homicídios contra crianças e adolescentes. O mapa da violência no país, divulgado recentemente, mostrou uma melhora significante nos números do Estado. Em valores absolutos houve uma queda de 20,4%.

Contrariando os dados nacionais e que colocam o Brasil como o 4º país mais violento entre 99 países, Pernambuco obteve o melhor desempenho no Nordeste, reduzindo o número de homicídios de 22,3 assassinatos para cada 100 mil crianças e adolescentes, no ano 2000, para 19,3 mortes em 2010. Passando, desta forma, a ocupar o 4º lugar em um ranking dos únicos seis estados brasileiros que conseguiram diminuir os índices – São Paulo, Roraima, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.

Durante quase uma década, as regiões Norte e Nordeste viram o índice de homicídio mais que duplicar e, juntas, elas passaram a responder por mais da metade dos assassinatos de jovens registrados no Brasil. Este ano, em toda a região Nordeste, Pernambuco foi o único estado onde foi registrada uma redução do número de homicídios, uma vitória para nossa população.

Analisando o quadro, é apropriado observar que o programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, foi um dos principais responsáveis pela redução no volume de homicídios. O investimento do Estado e o constante acompanhamento do governador Eduardo Campos foram imprescindíveis para esse sucesso. Congregado a isto, temos os fortes investimentos em educação, esportes e cultura, diminuindo o tempo de nossos jovens nas ruas e, consequentemente, afastando-os do grupo de risco.

A juventude pode ser considerada por muitos como o período da indisciplina e dos questionamentos, e, portanto, o maior alvo da intolerância autoritária. Todavia, em uma sociedade com plenas melhorias no campo econômico, a diminuição dos quadros de carência extrema se reflete na redução de tais conflitos. Devemos exaltar o grande desenvolvimento do estado, com a geração de empregos e o combate ao tráfico de drogas, este último talvez seja a principal causa de homicídios contra jovens no Brasil.

Apesar dos números terem aumentado em vários estados brasileiros, como em Alagoas que apresentou uma taxa de 34,8 mil homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes, todo o exposto nas linhas precedentes nos faz concluir quePernambuco, em especial, está no caminho certo. Nossa política de combate à violência tem atuado de forma eficaz e apresentados bons resultados. Mais um ponto positivo para o nosso estado, que além de se tornar referência em crescimento e desenvolvimento, tem prezado pelos cidadãos.

Uma Resposta para “Um Brasil menos violento para os jovens”

  • Ana Quirino:

    Fico muito feliz ao saber que o meu estado, não esta mais no topo da violência, mas ainda muito triste, porque em partes os governates, não só do nordeste em si, mas de todo o país pouco olham as necessidade basicas de cada cidade ou estado, nós somos enganados com futebol e carnaval para que esqueçamos da saude, educaçaõ e condições de vida melhor, as quais temos direito, é absudo que paguemos impostos tão caros,sem respectivo retorno.

Deixe um comentário