Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Um balanço da folia

A folia de momo se encerra em quase todo o Brasil, só restando os blocos da ressaca. É hora de fazer um balanço sobre as festas deste ano e corrigir os erros para 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil. Em Pernambuco, principalmente na cidade de Olinda e no carnaval multicultural do Recife, o saldo teve um final positivo. Este é um ótimo indicativo para os grandes eventos que estamos para sediar – tanto em 2013 quanto em 2014.

No Recife, foram mais de 718 mil pessoas circulando pela cidade, o que gerou uma movimentação financeira de R$ 603 milhões. O carnaval deste ano foi o primeiro teste para a nova prefeitura do Recife, que teve pouco tempo para organizar o evento e garantir segurança, mobilidade e diversidade de atrações para os foliões locais e turistas.

Se observarmos as estradas do estado, a Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco (PRF) contou com mais agentes que em 2012, ao todo foram dez mil agentes trabalhando durante o feriado, sinalizando e instruindo os motoristas. O resultado foi uma redução em torno de 30% no número de acidentes – 90 em 2013, contra 112 em 2012. Da mesma forma, a abordagem feita pela blitz da lei seca aumentou em 68% e o número de depredações de ônibus caiu em 20%, mesmo com o transporte de 13 mil foliões a mais do que no último ano.

Entretanto, nem tudo foram flores em relação à mobilidade. O número de táxis não foi suficiente para a procura dos usuários, mesmo com a liberação para circulação entre as cidades de Recife, Olinda e Paulista. E, não obstante, alguns motoristas continuaram com as práticas de cobranças abusivas ou recusas de corridas. Ponto negativo e preocupante para quem espera receber milhares de turistas durante a Copa das Confederações.

A segurança pública também foi reforçada para o carnaval com o aumento do número de policiais nas ruas. Durante o desfile do Galo da Madrugada, foi notável a ação da polícia ao conter começo de tumultos e brigas. A mesma ação foi realizada nas estações do metrô do Recife, onde os baderneiros eram rapidamente retirados do local para dar tranquilidade aos foliões.

A programação do carnaval no Recife seguiu a tendência do multicultural e trouxe do tradicional frevo e maracatu das orquestras locais, passando por Lenine, Fafá de Belém, Titãs, Maria Gadú, Zélia Duncan, Zeca Baleiro e tantos outros. Opções para agradar a todos e, porque não dizer, para manter os recifenses na cidade. Mais um acerto.

Claro que o carnaval não foi só de alegrias e que ainda é preciso melhorar bastante. Mas, o fim do reinado de momo trouxe um balanço positivo e, como se diz que no Brasil o ano só começa após o carnaval, agora é hora da nova prefeitura mostrar vontade e trabalho para fazer do nosso Recife uma cidade cada vez melhor.

Deixe um comentário