Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Sustentabilidade nas empresas

A sustentabilidade tem sido um tema recorrente nos debates empresariais e ambientais pelo Brasil e pelo mundo. Cada vez mais, a consciência de que precisamos ter cuidado com o meio ambiente cresce em todos os indivíduos e nas empresas.

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico – visto que sem isso ela não sobrevive – mas sem agredir o meio ambiente e também colaborando para o desenvolvimento da sociedade.

Apesar de este ser um tema recorrente, no Brasil, encontramos essa divisão de empresas sustentáveis e não sustentáveis com facilidade. O desenvolvimento sustentável não inclui apenas práticas do dia a dia, mas também projetos sociais verídicos, usados com propósitos realistas para a sociedade, que não são feitos somente com o intuito de melhorar a imagem da empresa, embora algumas empresas realmente o façam.

Muito mais do que cumprir uma legislação ambiental, os empreendedores devem investir em práticas de sustentabilidade ambiental construindo uma estratégia para criar uma nova imagem e gerar uma maior confiança do consumidor, tornando-se assim, uma empresa mais inovadora e competitiva. Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”.

As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. O maior desafio em relação à sustentabilidade, seja nos pequenos ou nos grandes negócios, é sensibilizar empresários sobre a necessidade de mudar a cultura organizacional, alterar modelos já consolidados e adotar um sistema de gestão ambiental. A consciência sustentável deve estar presente nas empresas.

Deixe um comentário