Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Será o fim do voto secreto?

Por unanimidade, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349, que acaba com o voto secreto no Poder Legislativo. A proposta, que agora segue para votação no Senado, chega para mudar radicalmente a história dos parlamentos federal e estadual e municipal.

Em meio aos protestos que seguem em todo o Brasil, a aprovação dos deputados soou como uma resposta politicamente calculada para minimizar o desgaste causado pela absolvição do deputado Natan Donadon, que ocorreu em votação secreta. Entretanto, é preciso ser cauteloso para avaliar os benefícios da decisão tomada pela Câmara.

O projeto inicial, do deputado Luiz Antonio Fleury e relatado por José Eduardo Cardozo, hoje ministro da Justiça, extingue a votação secreta no âmbito do Poder Legislativo – Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais – são obrigados a abrir o voto em todas as circunstâncias.  Em resposta a aprovação da Câmara, parte dos senadores se articula para mudar a proposta já aprovada, acabando com o sigilo das votações nos casos de cassação de mandato dos congressistas e mantendo o voto secreto para veto presidenciais e para escolha de autoridades do Executivo e Judiciário.

Não há dúvidas que, sendo aprovada pelo Senado sem restrições, a PEC 349 é mais um passo na busca da transparência política, tão reivindicada por nós brasileiros. No entanto, os Senadores alegam que a abertura total dos votos pode transformar o Congresso em um mero instrumento do Executivo, já que pode haver constrangimentos para parlamentares favoráveis ao governo em derrubar um veto presidencial, por exemplo.

Aprovar a PEC no Senado não será fácil. E se houver mudanças na proposta aprovada na Câmara, ela terá que retornar para nova análise dos deputados, o que atrasa ainda mais a análise do tema, que já dura sete anos. De um lado, os compromissos partidários e os laços de amizade entre os parlamentares querem manter, em partes, o voto secreto. Em contrapartida, o eleitor tem total direito de saber como vota seu vereador, deputado e senador.

Polêmicas a parte, está mais que na hora de cada parlamentar assumir suas decisões, acabar com o jogo duplo em que defende a punição e a ética, mas vota conforme os seus interesses pessoais. Cada um desses parlamentares foi eleito por nós e seu papel é representar o povo e não minorias. Enquanto ao caso Donadon? Este ficará como uma mancha na imagem da política brasileira.

Deixe um comentário