Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Reflexões sobre o governo Dilma

Festejos de final de ano exigem reflexões sobre os eventos ocorridos no ano que se finda. A reflexão sobre o passado possibilita a construção de ações que venham a evitar erros cometidos e a formulação de objetivos e metas para o futuro. Refletir sobre o passado é tarefa árdua que requer humildade, pois nem sempre os indivíduos estão dispostos a corrigir erros e a mudar o curso da trajetória.

A presidente Dilma Rousseff termina seu primeiro ano de mandato presidencial sob ameaça de crises econômicas, as quais ocorrem na Comunidade Europeia e nos Estados Unidos. Até o momento, não é possível prever com exatidão as consequências dessas crises para o Brasil. O que se sabe é que a economia brasileira foi e continuará sendo afetada.

Reconhecemos que a presidenta Dilma agiu corretamente diante da crise econômica externa, assim como o fez o presidente Lula em 2008. A presidenta Dilma reduziu os juros, ampliou o crédito e criou políticas de proteção à indústria nacional, em particular às indústrias automobilísticas.

Entretanto, ao contrário da conjuntura econômica de 2008, repiques inflacionários são observados trimestralmente. Sendo assim, a busca do crescimento econômico pujante em 2012 talvez não seja possível, pois o governo precisa fazer a economia crescer e ao mesmo tempo necessita controlar a inflação.

Apesar de alguns economistas afirmarem o contrário, consideramos que existe incompatibilidade entre crescimento econômico e alta taxa de inflação. O ideal para o crescimento econômico é a presença de inflação reduzida. Sendo assim, a presidente Dilma não pode permitir aumento dos gastos públicos – em particular, gastos supérfluos. E precisa realizar reformas pontuais em seu governo com o objetivo de tornar a máquina estatal eficiente.

Em 2014 ocorrerá a Copa do Mundo. Mesmo diante desta demanda, a presidenta Dilma não deve permitir superfaturamento de obras e gastos desnecessários. Além disso, ela deve apoiar as ações do Tribunal de Contas da União. O Tribunal é um importante ator institucional que contribui para o controle dos gastos públicos.

Demanda dos servidores públicos por aumento salarial ocorrerá. A presidente Dilma precisa ficar atenta ao fato de que ao aumento salarial dos servidores, não importa a categoria, devem estar atrelados desempenho e meritocracia. Com isto, o estado brasileiro poderá conquistar a tão reclamada eficiência.

A coalizão partidária que sustenta o governo da presidenta Dilma é ampla. O tamanho da coalizão certamente interferirá negativamente na reforma ministerial que ela pretende fazer. Mas, Dilma não poderá sucumbir às pressões e precisa agir em busca de uma reforma que diminua os gastos públicos e transforme a sua gestão em um modelo de eficiência.

Uma Resposta para “Reflexões sobre o governo Dilma”

  • Anibal:

    Infelizmente, o governo Dilma ainda não deixou e pelo que estamos vendo não deixará a sua marca. Totalmente reativo, seja na diminuição dos juros, na diminuição da conta de energia, todas reinvidicações sem um plano amplo para tanto. Note por exemplo que o programa do ETANOL (maior do mundo) não tem atenção dela e nem do ministério do meio ambiente ( um dos dezenas que não fazem nada para o pais, sao somente cabide de correligionários que compõem os partidos da aliança do governo). Quando será que teremos alguém no governo que seja pró ativo e não reativo… ou vão culpar o mercado externo, a Russia a oposição ou o clima??????? No governo Dilma o pais cresceu em média 1,6% com inflação de 6%, onde está o crescimento ????? a Russia o Chile e outros paises participam do mesmo mercado mundial e cresceram muito mais…… Só desculpas…. mas acredito que com a esmola da Cultura o povo fica quieto por mais 6 meses… .afinal foi criado dessa forma recebendo esmolas dos políticos. Ainda bem que temos o STF que demonstrou estar muito mais ligado ao cidadão brasileiro principalmente pelo Lider Joaquim barbosa que para mim deveria ser o próximo presidente.

Deixe um comentário