Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Recife e o aumento do nível do mar

O nível do mar subiu cerca de 130 metros desde o auge da última idade do gelo há 18 mil anos. É de conhecimento de boa parte da população que o mar tem aumentado seu nível gradativamente nos últimos anos e grande prova disso está na diminuição das areias das praias.

Infelizmente, o derretimento das regiões polares e glaciares é uma realidade e alguns especialistas estimam que o nível dos oceanos pode subir 59 centímetros até 2100. Isso significa que inúmeras ilhas e cidades litorâneas podem simplesmente desaparecer.

De fato, há muitos fatores que são responsáveis pelo volume do oceano. A temperatura é uma das principais causas para o aumento desse volume, visto que as geleiras que predominam nos polos, dependem dela para manter sua integridade. Faz-se preciso explicar que águas quentes ocupam mais espaço do que a água fria e isso também faz subir o nível dos oceanos. Se a previsão dos especialistas torna-se realidade, paraísos como Veneza, Ilhas Maldivas e arquipélago de Seicheles simplesmente não existiriam mais e com o Brasil não seria diferente.

A romântica Veneza, na Itália, sofreu as consequências dessas mudanças na última semana. Cerca de 70% da superfície da cidade ficou inundada pelas águas que atingiram 1,5 metros acima do nível do mar. Não podemos negar que as mudanças climáticas, como vento e chuvas fortes, também influenciaram no fenômeno.

Miami é outra cidade em risco. Com apenas 30 centímetros a mais de água, a cidade estaria sujeita a alagamentos durante a maré alta. Se o nível aumentar 90 cm a cidade estaria arruinada. Já é confirmado que a Antártica, o maior reservatório de água doce do planeta, está derretendo constantemente. São muitos trilhões de litros de água que escorrem para o mar, contribuindo para subir o nível dos oceanos.

Voltando ao Brasil, o assunto tem rendido estudos para identificar onde os problemas acontecerão primeiro. De acordo com os especialistas, 40% da população brasileira vivem no litoral e o grande problema está no Nordeste, onde as marés são mais extremas pela proximidade com o Equador e onde não existe a proteção de um metro e meio das marés, como acontece da Bahia para o sul do país.

Nosso país tem grandes problemas estruturais e não suportaria as mudanças no nível do oceano. Caso o nível do mar aumente entre 1 metro e 1,5 metros, portos, hidrelétricas e fontes de água doce de todo o país seriam danificadas. Bilhões de investimentos em infraestrutura teriam sido inúteis.

Alguns podem até pensar que ainda falta muito para que isso de fato aconteça, mas é preciso estruturar todo o país para que tragédias sejam evitadas. Cidades como o Recife, cercada de rios por toda sua extensão podem simplesmente desaparecer. Trabalhos como esse demandam tempo e custos elevados, não podem ser feitos sem estudos especializados e de qualquer forma.

Uma Resposta para “Recife e o aumento do nível do mar”

  • FABIO DO ESPIRITO SANTO SILVA:

    Muito importante esse alerte;porém, esse é o nosso problema de nº1 a falta de planejamento e o segundo é que vão deixar tudo pra ultima hora para haver a dispensa de licitação.Esperamos que até lá essa realidade tenha mudado não dos problemas climáticos que esse não tem jeito e sim administrativo do nosso país.

Deixe um comentário