Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Quais as contribuições das turbulências sociais?

As recentes cenas de guerra civil registradas no Egito contra o ditador Hosni Mubarak provocam reflexões. Turbulências econômicas, sociais e políticas podem ocasionar rupturas que possibilitam transformações nas estruturas diversas da sociedade. Transformações estas que podem fazer com que uma ordem venha a surgir ou uma outra retorne, seja através de movimentos da sociedade civil ou ações governamentais.

No Brasil, o comício das Diretas Já, em 1984, possibilitou, sem grande retaliação, a ruptura com uma ordem estabelecida. Não se observou, em meados de década de 80, por exemplo, a radicalização dos militares em virtude do histórico evento ocorrido na Praça da Sé em São Paulo. Ao contrário, as Diretas Já e a eleição de Tancredo Neves pelo Congresso Nacional representaram o ponto inicial do estabelecimento da democracia brasileira.

Após a redemocratização, constatam-se na trajetória histórica brasileira algumas rupturas econômicas e sociais institucionalizadas. O Plano Real possibilitou o fim da inflação, a estabilidade da moeda, a recuperação da renda dos brasileiros e a diminuição da desigualdade social. As privatizações permitiram a universalização de serviços básicos, como a telefonia. A ampliação do Programa Bolsa Família fez com que cerca de 12 milhões de famílias adquirissem uma renda mensal mínima. A expansão das instituições de Ensino Superior privadas e o Programa Universidade para Todos (Prouni) possibilitaram a milhões de brasileiros adquirir formação universitária.

O Plano Real e as privatizações foram medidas do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ao assumir, o presidente Lula manteve os pilares básicos da política econômica do seu antecessor e tomou atitudes que vieram contribuir para as transformações socioeconômicas no Brasil. Dilma Roussef, por sua vez, até o instante, mostra que dará continuidade às boas ações e às positivas heranças dos seus antecessores.

As mudanças ocorridas no Brasil, propiciadas por medidas advindas de diversos atores, não foram provocadas por fortes manifestações sociais. Aqui e ali, de modo benéfico, movimentos e entidades civis tornaram públicas suas opiniões clamando por atitudes governamentais. Contudo, em nenhum momento, protestos de forte intensidade, de modo semelhante ao que se observa neste instante no Egito, ocorreram.

A sociedade brasileira, em razão de diversos motivos, os quais encontram explicação teórica na cultura política e na transformação que as instituições sofreram nestes últimos anos, mostra para diversos países que é possível romper com uma ordem anterior, sem perigo de algum tipo de retrocesso político, social e econômico.

Espera-se que as turbulências nos países árabes não acarretem em retrocessos e mais violência. A expectativa é que as manifestações registradas por lá possibilitem a queda de ditaduras, o enfraquecimento do radicalismo religioso e o desenvolvimento socioeconômico, para a consolidação de democracias onde, como no Brasil, o Estado, com seus representantes do povo, possa ser o protagonista das transformações latentes, sem sangue e sem lágrimas.

Deixe um comentário