Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

ProUni: ensino superior ao acesso de todos

O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo governo federal em 2004, e institucionalizado pela lei nº 11.096 de 2005, acaba de apresentar mais um resultado positivo para o crescimento da educação no país. A boa notícia é que, em média, 56 mil bolsistas já foram beneficiados pelo Programa e concluíram um curso superior em uma faculdade privada. Para esses profissionais, as portas do mercado de trabalho apontaram as primeiras oportunidades de ingressar em um universo competitivo para jovens e adultos, que antes compartilhavam com milhares de brasileiros das dificuldades educacionais.

O dado positivo foi apresentado em pesquisa do Ministério da Educação (MEC) encomendada ao Instituto Ibope, que ouviu no mês de março deste ano, mais de mil recém-formados de todo o país. Os números expressivos revelam a contribuição do Prouni – 80% dos formados estão trabalhando e a renda da família aumentou para 68% deles. O estudo revelou, também, outro dado curioso. Fazer uma graduação acaba se transformando num efeito multiplicador. Os formados acabam provocando o estímulo de estudar nos familiares, que se sentem motivados em iniciar ou dar continuidade aos estudos. No total de dez entrevistados, oito afirmaram ter incentivado os parentes a estudar.

Esse alerta mostra a importância de ser investir cada vez mais na educação da população brasileira. Quanto maior a quantidade de anos de estudo, mais chances teremos de transformar a nossa realidade e de todos ao nosso redor. A formação profissional em cursos de graduação tecnológica e de nível superior ampliam nossas oportunidades no mercado de trabalho e permitem mudanças em nossa qualidade de vida. Potencializar nossos conhecimentos e aumentar o nível do rendimento familiar é o desejo de milhões de brasileiros que se encontram em condições de extrema vulnerabilidade social, sem recursos para financiar os estudos. A pesquisa do MEC aponta para 68% dos entrevistados que afirmaram que a renda familiar melhorou depois de concluírem um curso superior. Na região Nordeste, o índice alcançou 70%.

Para sair da condição de vulnerabilidade, o acesso a uma bolsa de estudo integral ou parcial representa para os brasileiros o ingresso em educação de nível superior e a expectativa de realizar cursos de especialização, mestrado e doutorado. O site do MEC nos mostra o número de bolsas disponibilizadas para o estado de Pernambuco neste segundo semestre de 2009 – foram 1.524 bolsas integrais e 405 parciais. Para aqueles alunos interessados em saber como proceder para fazer parte da seleção, deixo a dica do site www.mec.gov.br/prouni.

O futuro que almejamos, enquanto representantes de instituições de ensino superior é cada vez mais ver aumentar o número de ofertas de vagas e a participação dos jovens no ProUni. Dessa forma, o Brasil poderá atingir uma das metas do Plano Nacional de Educação: oferecer educação superior até 2011, para pelo menos 30% dos jovens na faixa dos 18 aos 24 anos de idade.

Deixe um comentário