Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Projeto O Fuçador, um case de sucesso

Cada vez mais os setores público e privado compreendem a importância de envolver os estudantes universitários no planejamento e execução de atividades ligadas às mais diversas áreas do saber. Tal iniciativa, certamente louvável, além de elevar a auto-estima e promover a valorização dos futuros profissionais, assegura um aprendizado efetivo, promovendo a construção ativa de novos conhecimentos.

Foi com este viés de integração entre a teoria e a prática que em 2007 as instituições de ensino superior do Recife e de municípios vizinhos, juntamente com o CERCAP, o Trade Turístico de Pernambuco e a Prefeitura do Recife uniram-se para lançar o programa “O Fuçador”. O projeto, que hoje caminha para a 3ª edição, vem alcançando plenamente seus objetivos, estimulando o contato do estudante com o Recife, o que gera um referencial de cidadania e acesso ao mercado de trabalho, e, o mais importante: disseminando a discussão do turismo dentro das universidades, entre os mestres e o alunato, além dos lares, entre os estudantes e os seus familiares, inserindo assim toda a comunidade no processo de planejamento turístico do Recife.

Ao participar do Fuçador, os estudantes têm ainda a possibilidade de projetar os seus nomes e suas propostas junto aos empresários do setor, e a oportunidade de estabelecer possíveis parcerias e relacionamentos com aqueles que planejam e administram a atividade no Recife. Após a realização de duas edições, o projeto certamente já fez a diferença na área profissional e na forma dos alunos participantes perceberem a vida da cidade.

A última edição do Fuçador seguiu a temática “Identificação e aproveitamento turístico das particularidades do Recife” e contou com a participação de mais de 400 alunos fuçadores, divididos em equipes multidisciplinares. Em relação à primeira edição, houve um aumento louvável no número de grupos participantes. Passaram de 82 para 120 equipes inscritas e de 17 para 25 finalistas, o que retrata ainda mais a credibilidade da ação e a motivação da academia. Dessa vez, os universitários mapearam e propuseram inovações para o Clube das Pás; a travessia de barco entre o Marco Zero e o Parque das Esculturas; a Noite Cubana do Clube Bela Vista, no Alto do Céu; o Clube Madeiras do Rosarinho; a Bomba do Hemetério; o Horto Dois Irmãos; o Parque 13 de Maio, entre outros. Também foram temas de projetos a vocação natural do Recife para o turismo de mergulho nos naufrágios e os roteiros GLS.

Com os trabalhos apresentados nas duas últimas edições, consolida-se um fantástico universo de idéias e vivência do município. Olhares múltiplos percebem a cidade e suas potencialidades. São estudantes de Turismo, Direito, Arquitetura, Economia, Administração, Jornalismo e outros cursos que, juntos, pesquisam, investigam, escutam a sociedade e propõem. E quem teve a oportunidade de assistir a um dos dois salões “O Fuçador” por certo foi surpreendido com o profissionalismo com que os trabalhos inscritos foram expostos, com a garra de cada equipe para defender o seu projeto, com a emoção dos universitários em relatar suas experiências de Recifenses Praticantes com a redescoberta do Recife, que esbanja atrativos por todos os bairros, dos mais populares aos mais tradicionais.

Estão de parabéns todos os envolvidos com O Fuçador. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa que ratifica a validade da parceria entre os setores público e privado, um exemplo a ser seguido, um projeto que precisa ter continuidade.

* Presidente da ABRAFI – (Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades Isoladas e Integradas).

www.blogdojanguie.com.br.

Deixe um comentário