Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Paulo Freire, o patrono da educação

Recebemos, com orgulho, a notícia de que Paulo Freire foi declarado o patrono da educação brasileira. O feito foi estabelecido na Lei nº 12.612, do dia 13 de abril de 2012. O filósofo e educador pernambucano sempre destacou-se e fez parte da história do Brasil por sua luta em prol da alfabetização, da educação popular e pela formação da consciência política.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Recife, em 1921, faleceu em São Paulo, aos 76 anos e foi sem dúvidas o mais ilustre educador brasileiro – teve suas ações reconhecidas no âmbito nacional e internacional. Com vários obras publicadas, Freire teve seu mais conhecido livro intitulado de “Pedagogia do Oprimido”, nele o autor discursou sobre o seu maior objetivo através da educação: conscientizar o aluno.

Devemos tomar Paulo Freire como um exemplo a ser seguido. Ele conviveu com a pobreza e a fome durante parte da infância, e mais tarde usou sua experiência para ajudar os menos favorecidos através do seu método revolucionário de ensino, quando montou uma equipe e alfabetizou 300 cortadores de cana em 45 dias.

Paulo Freire é uma inspiração para várias gerações de professores, onde o diálogo é utilizado na educação como forma de levar os alunos a despertar a consciência, ou seja, extinguir o pensamento de que o professor sabe tudo e que o aluno não possui nenhum conhecimento.

Ainda vivo, ele criou o Instituto Paulo Freire (IPF), em 1991, com o projeto de reunir pessoas e instituições que possuíam seus mesmos sonhos – de construir uma educação humanizada e reflexiva para fortalecer a luta pela construção de um mundo digno e igualitário. Hoje, o IPF tornou-se internacional, com participação de membros de 90 países, que dão continuidade ao projeto de vida de Freire.

Uma das mais impactantes, entre as inúmeras frases do filósofo Paulo Freire, mostra a importância da educação para a construção de um país: “Se a educação não é capaz de mudar a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.” (Pedagogia da Autonomia, 1996). Diante de tanto conhecimento, ele foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades mundialmente conhecidas, como Harvard, Cambridge e Oxford. Com essa história, ser patrono da educação brasileira é uma homenagem mais do que justa.

2 Respostas para “Paulo Freire, o patrono da educação”

  • Sibele:

    Sem dúvida uma homenagem mais do que merecida. Um homem que deixou para a educação uma grande riqueza pedagógica.

  • Argemiro Severiano:

    Artigo excelente sobre o nosso baluarte da Educação.

    Como dizia Paulo Freire, a educação problematizadora parte exatamente do caráter histórico e da historicidade dos homens. Por isso mesmo que Paulo Freire obteve tanto sucesso com seu método de alfabetização, uma vez que o homem insere-se em seu contexto social para a partir daí, explorar sua realidade e desenvolver a conscientização a acerca do mundo em que vive.
    Nós, como educadores, devemos envidar esforços para problematizar o que é possível em sala de aula de modo a tornar o ensino e a aprendizagem um todo indissociável.

Deixe um comentário