Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Para onde irá a classe C ?

O Brasil começa a superar a pobreza. Segundo pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do início de 2010 a maio de 2011, pelo menos 3,6 milhões de pessoas migraram para a classe C. E a maioria destes indivíduos veio das classes D e E. Ou seja, o País está crescendo e oportunizando o crescimento de seus cidadãos. A notícia é boa quando se sabe que 1,4 milhões de pessoas saíram da classe E passando para a classe C, mas antes de soltarmos os fogos da comemoração, é preciso analisar. Crescer é positivo, mas o acompanhamento é fundamental.

As recentes conquistas econômicas do Brasil são motivos para festejo. Especificamente, o aumento do crédito, o crescimento econômico, a amenização da desigualdade e a emancipação social dos indivíduos. Estes feitos foram fatores contribuintes para o aumento do número de indivíduos a agora integrar a classe média brasileira. De fato, temos razões para comemorar. Entretanto, há fortes motivos para se fazer o seguinte questionamento: para onde irá a classe C?

A classe C já é maioria no País. São 55%. Mas falta mobilidade social para acompanhar a expansão desses novos cidadãos, que consomem mais e clamam por educação de melhor qualidade. Falta saber lidar com a mobilidade social. Este é um conceito sociológico que exprime mudança na sociedade. A mobilidade social pode ser ascendente ou descendente. E qualquer uma desta mobilidade representa mudança.

Aliás, no Brasil estão sendo observadas mobilidades ascendente e descendente. Isto porque a pesquisa da FGV mostrou que as classes A e B perderam integrantes. Foram cerca de 237 mil pessoas que saíram dos estratos mais abastados e foram pouco mais da metade da população brasileira se concentrassem na classe C. Ressaltamos, entretanto, que as classes A e B representam 11,76% da população brasileira.

Neste instante, o Brasil está diante de dois caminhos. E precisa decidir em qual caminho ele seguirá. Desejamos o aumento da classe C, ou a diminuição desta classe e o aumento das classes B e A? A sociedade brasileira está diante de um desafio. É preciso escolher entre a paralisia ou a estabilização econômica ou a mobilidade econômica contínua.

Caso o Brasil opte pela paralisia ou estabilização, estaremos satisfeitos com o aumento da classe C e não nos incomodaremos com a diminuição ou a estabilização das classes A e B. Se optarmos pela mobilidade econômica contínua, haverá a preocupação com o inchamento da classe C, e então deverão ser criados meios para que indivíduos saiam desta classe rumem para as classes B e A. Certamente, muitos irão dizer que diante da mobilidade social recente do Brasil, devemos comemorar o aumento da classe C e esquecer a estabilização ou a diminuição das classes A e B. Ledo engano!
Para onde irá a classe C? Assim como frisamos anteriormente, existem as mobilidades ascendente ou descendente. A paralisia econômica possibilitará a estabilização da classe C, e, talvez, a mobilidade descendente. Ambas são preocupantes para o setor produtivo, uma vez que a identificação da classe do indivíduo é possível em razão das variáveis renda e consumo.

Mais renda e mais consumo possibilitarão a mobilidade ascendente. Portanto, devemos buscar caminhos para que a classe C não fique estável, mas é fundamental que o aumento da renda e do consumo dos seus integrante possibilite a mobilidade ascendente. O Brasil está crescendo e encontrando as diretrizes para a superação da pobreza. Mas isto não basta. A classe C deve migrar para as classes B e A. Este é o caminho que o País deve escolher.

Uma Resposta para “Para onde irá a classe C ?”

  • Ana Patricia Maia:

    Superação da pobreza.Crescimento do Pais.Amenização da desigualdade e a emancipação social dos indivíduos. Falta saber lidar com a mobilidade social. Sua saudável opinião mestre é que a classe C ascenda, e vá fazer parte, tomar acento nas rodadas da classe B e A .. Mas não creio ser este o interesse de muitos dos que la habitam … Restando a classe C inchar e não queira Deus explodir como Dona Redonda
    Para onde PODE ir a classe C ?

Deixe um comentário