Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Otimismo e pessimismo no Brasil contemporâneo

O mercado de trabalho muda em razão do desenvolvimento econômico. Desde a era FHC, o Brasil avança por conta do Plano Real. A era Lula manteve as conquistas de FHC, em razão disso o Brasil continuou se desenvolvendo. Hoje, pesquisas econômicas e comportamentais revelam brasileiros otimistas quanto ao seu futuro e com novos hábitos e valores.

Mais pessoas concluem o ensino médio. Mais indivíduos adentram no ensino superior, independente da idade. No Brasil, como bem registra o sociólogo Jessé de Souza, existe a classe dos batalhadores, aqueles que saem cedo de casa para trabalhar e retornam tarde da noite, após passar pelo banco da faculdade.
Entretanto, algo nos preocupa. A alta evasão de alunos dos cursos da área de Tecnologia. É particularmente triste consignar que cerca de 87% dos alunos matriculados em cursos da área de Tecnologia abandonam os cursos. A consequência disso é nefasta, pois, em 2014 apenas 33.625 pessoas concluirão cursos na área de tecnologia e 45 mil analistas e programadores ficarão de fora do mercado de trabalho, quando existem cerca de 78.530 vagas abertas (Folha de São Paulo, 19/10/2011). Emprego na área de tecnologia há. Falta mão de obra qualificada.
Por outro lado, pesquisa recentemente divulgada pela Confederação Nacional da Indústria revela que a escassez e o custo da mão de obra são os dois principais problemas que devem atrapalhar a construção das obras da Copa do Mundo. Nesse contexto, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) informa que, em 2011, o custo da mão de obra da construção civil aumentou expressivamente. R$ 18 mil é o salário máximo de um mestre de obras em São Paulo enquanto que R$ 1.398,80 é o salário médio do trabalhador da construção civil. Registre-se que cerca de 2,5 milhões de trabalhadores trabalham hoje na construção civil com carteira assinada. Por outro lado, estima-se que existe 1,5 milhão de trabalhadores informais neste setor (Folha de São Paulo, 19/10/2011).
Os dados acima do setor da construção civil revelam um Brasil promissor. Mais consumidores estão procurando adquirir bens da construção civil. Entretanto, os dados mostram mais uma vez a escassez de mão de obra qualificada, que, por via de consequência, encarece o setor e o produto final.
O quadro acima nos permite concluir que a realidade brasileira sugere otimismo e pessimismo. O otimismo advém da existência da demanda por mão de obra. O pessimismo surge por conta de que a demanda não está sendo contemplada em virtude da escassez de mão de obra qualificada. Um grande problema que deve ser discutido urgentemente pelos atores estatais e da iniciativa privada no afã de encontrar soluções urgentes. Do contrário, o futuro do Brasil estará seriamente comprometido.

Deixe um comentário