Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Os problemas na educação brasileira

Já se tornou lugar comum os brasileiros relatarem a precariedade da educação como um dos principais problemas do País. E esta opinião não se refere apenas a determinadas regiões, mas ao Brasil como um todo. De fato, o sistema educacional brasileiro não tem sido capaz de preparar os jovens para compreender textos simples, executar cálculos aritméticos básicos e outras ações simples que deveriam ser feitas pelas escolas fundamentais.

Por várias vezes já citamos que investir em educação é a única forma de tornar o Brasil um país desenvolvido. Sem educação é impossível manter uma economia em pleno desenvolvimento. A educação é o ponto principal de qualquer construção do futuro.
Recentemente, foram publicados três indicadores sobre a educação e, mais uma vez, os resultados gerais ficam abaixo das metas modestas estabelecidas pelo governo federal. Houve estagnação no Ensino Médio; de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), quando falamos em gastos com os alunos, o Brasil está atrás de países como México e Chile; e diminuiu o número de formandos no Ensino Superior. Falando sobre o ensino superior, o total de novas matrículas recuou 0,2%, principalmente devido a redução da oferta de vagas a distância. O mesmo aconteceu com o número de concluintes, que caiu entre 2012 e 2013 em 5,7%.
Em Pernambuco, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mostraram uma grande escalada do Estado no ranking nacional do ensino médio, passando da 16ª para a 4ª colocação na rede estadual. Já em Minas Gerais, há escolas que estão por vários anos entre as melhores e o segredo é simples: todos os projetos obedecem a um diagnóstico contínuo, dentro de um planejamento bem feito e avaliação permanente.
Tem uma frase do educador Paulo Freire que diz: “Só desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar”. O primeiro passo para melhorar o nível das nossas escolas é através da melhoria dos nossos professores. São eles que vão garantir a conjugação de quatro verbos que são capazes de manter o bom desempenho dos alunos e mudar a educação no Brasil: planejar, monitorar, avaliar e corrigir.
A oferta de ensino de qualidade é prevista pela Constituição, no entanto, não há punições previstas para o descumprimento da lei. A educação brasileira só será considerada boa quando garantir a todos o direito de aprender e para isso é preciso a colaboração dos três entes federativos: municípios, Estados e União. Ao mesmo tempo, mais investimentos devem ser feitos e essa verba precisa ser utilizada de forma mais eficiente.

Uma Resposta para “Os problemas na educação brasileira”

  • Caio César Ferreira Alverga:

    Existe uma expressão de um professor de Harvard que se aplica bem a isso : “Se você acha caro investir em Educação, experimente o custo da ignorância.”

Deixe um comentário