Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Os impasses na transposição do Velho Chico

O Projeto de Transposição do Rio São Francisco, conhecido por muitos como Velho Chico, vem de uma ideia que surgiu há décadas e que após o agravamento do abastecimento hídrico do Nordeste, em 1999, passou a ser visto como única saída para solucionar este grave problema.

A transposição foi concebida em 1985 pelo extinto DNOS – Departamento Nacional de Obras e Saneamento, em 1999 foi transferida para o Ministério da Integração Nacional e acompanhada por vários ministérios desde então. Basicamente, o plano é a construção de dois imensos canais para desviar parte das águas do rio, que tem cerca de 2,7 mil km de extensão, para rios menores e açudes da região e logo depois construir adutoras, tudo com um único objetivo: a distribuição de água.

O projeto é extremamente polêmico e tem gerado muita discussão em virtude de vários aspectos, dentre eles: por ser uma obra cara, o orçamento já ultrapassa R$ 6,8 bilhões, que abrange somente 5% do território e 0,3% da população do semi-árido brasileiro; e também pelo intenso impacto que o ecossistema ao redor de todo o rio São Francisco sofrerá, tanto em sua extensão e na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.

Analisando os dois lados, o projeto de transposição do São Francisco surgiu com a proposta de solucionar a deficiência hídrica na região do semi-árido brasileiro, diminuindo os graves efeitos da seca no período de estiagem. Entrementes, é importante ressaltar que a região Nordeste possui cerca de 70 mil açudes, nos quais são armazenados 37 bilhões de m³ de água, e que dezenas de obras de distribuição da água, iniciadas antes da transposição do São Francisco, estão inconclusas.

Por outra parte, um outro impacto que deve ser analisado com bastante atenção é a salinização do Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e, depois de passar por cinco Estados brasileiros, deságua no Oceano Atlântico na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas. Antes, o rio que tinha força para avançar sobre o oceano. Hoje, peixes típicos de água salgada são encontrados a quilômetros rio adentro.

Ampliando a seara de discussão, auspicioso registrar que em relato feito pelo juiz federal e professor Carlos Rebelo Júnior, na II Conferência Internacional sobre Sinergias Ambientais entre as Águas Continentais e Marítimas, nos últimos 40 anos, o Velho Chico perdeu 40% do volume de água. Outras mudanças também foram apresentadas, como a formação de bancos de areia na região de Alagoas e Sergipe, onde, alguns anos antes, o rio tinha uma profundidade de 45 a 55 metros.

Caros leitores, para que as obras de transposição não sejam realizadas em vão e para que toda a população da região seja beneficiada de forma contínua, é preciso não apenas implementar novas obras de infraestrutura, mas também concluir aquelas iniciadas anteriormente e com grau de dificuldade muito menor. Os impactos gerados diante da magnitude da transposição de um Rio como o São Francisco vão muito além das pessoas que ficarão desempregadas ao fim da obra. Temos que ter a consciência que a mudança no trajeto de um rio, no porte do Velho Chico, é, provavelmente, uma ação irreversível e que se não avaliada em todos os prós e contras, pode prejudicar muito mais que ajudar. Mas, as obras já foram iniciadas. Cabe a nós apenas esperar e rezar.

2 Respostas para “Os impasses na transposição do Velho Chico”

  • Muito esclarecedor o texto. Não imagina que essa obra do “Velho Chico” estava sendo tão onerosa para os cofres públicos.

  • Outro ponto que achei muito importante é quando você menciona os impactos sociais e estruturais que uma obra dessa magnitude pode causar ao povo e a região de um modo geral.

    Interessante sua preocupação para que os “benefícios gerados naquela região” sejam de forma contínua e não uma coisa imediata e passageira.

Deixe um comentário