Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Os 513 anos do Brasil

O Brasil completa, este ano, 513 anos de história, de lutas e de muitas conquistas. Claro que não somos um país perfeito e ainda estamos longe disso em muitos aspectos, mas, temos sim o que comemorar.

Não vamos aqui negar que o nosso país foi explorado pelos colonizadores, que tivemos nossas riquezas naturais extraídas, algumas vezes até a totalidade. Mas aprendemos. Lutamos pela nossa liberdade e começamos a andar com nossas pernas. A colonização nos deixou muitas heranças, muitos dos costumes de portugueses, holandeses, índios e africanos são responsáveis pelas características dos brasileiros. Somos um pouco de todos.

O Brasil já foi um país rural, baseado em agricultura, também passamos pela exploração de minérios e chegamos à era industrial. Saímos de um país subdesenvolvido, onde predominava a fome, o desemprego e as péssimas condições de vida e, hoje, estamos entre as potencias mundiais. Somos o maior produtor de grãos do mundo, nossas indústrias produzem com tecnologias avançadas, investimos em desenvolvimento sustentável, lutamos pela preservação do meio ambiente.

Na política, já vivemos a ditadura militar, que ainda é presente em alguns países do mundo, mas conquistamos e aprendemos a cada dia como construir uma democracia. As mulheres, que antes não eram representativas na sociedade, hoje são parte extremamente importante – e aqui cabe salientar que nosso país é governado, pela primeira vez, por uma mulher – conduzindo grandes empresas, indústrias, votando e sendo a maioria da população.

A educação também obteve muitas conquistas, se antes ela era privilégios dos colonizadores, agora ela tem se tornado cada vez mais acessível aos brasileiros. Ainda não é o suficiente, nosso ensino básico é bastante deficiente e o governo ainda precisa investir nesta área para que, como os países desenvolvidos, o índice de analfabetismo seja quase zero.

O dia 22 de abril deve ser lembrado como um marco para o país, contudo, precisamos de mais, muito mais. Precisamos comemorar que todos os brasileiros tenham acesso a um atendimento de saúde digno, capaz de suprir as necessidades de cada paciente. Que todos os brasileiros tenham acesso à escola básica e superior. Queremos poder dizer que nosso país tem níveis de desemprego baixíssimos, para que cada brasileiro possa trabalhar e receber merecidamente por seu trabalho. Esperamos poder dizer que não sofremos com a violência, que não há assassinatos. São tantos sonhos para um Brasil perfeito.

Somos um país privilegiado, em todos os sentidos. Não sofremos com terremotos, nem com tsunamis ou guerras civis. Nosso povo é um povo lutador, trabalhador, que não desiste e, acima de tudo, generoso, que não mede esforço para ajudar o próximo. E, talvez por isso, sejamos tão queridos pelo mundo. Nossa terra é, sem dúvida, uma das mais bonitas do mundo – temos um litoral de águas mornas e calmas. Precisamos trabalhar, cada vez mais, para que o Brasil seja, não apenas o país dos sonhos, mas da realização dos sonhos de todos os brasileiros.

Uma Resposta para “Os 513 anos do Brasil”

  • Dr.Otávio Duarte:

    Tenho uma grande admiração a coragem e determinação do Professor Janguiê…Muita paz e saúde ao amigo!Deus o abençoe sempre!

    Dr.Padre Otávio Duarte

Deixe um comentário