Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O temor inflacionário

Surgem dois livros sobre a história da inflação brasileira: A real História do Real, de Maria Clara Prado e a Saga Brasileira, de Miriam Leitão. Somam-se, oportunamente, a outros que já insistem em nos convidar para compreender melhor e, talvez, com maior didatismo, os passos do sujeito social e, claro, sua capacidade de consumo e, consequentemente, a pedra no meio do caminho de tudo isso: a inflação.

A inflação impede a previsão econômica e, sem esta, é impossível o setor produtivo ser voraz nos investimentos. O espírito animal do empresariado é corroído pela expectativa da inflação. A inflação também impede o aumento da renda dos indivíduos e faz com que o planejamento financeiro não faça parte da agenda da família brasileira.
As autoras Maria Clara Prado e Miriam Leitão mostram a trajetória da inflação. Por muitos anos, a inflação retirou a capacidade de investimento do empresariado. A inflação impossibilitou a consolidação do sistema financeiro. E criou a cultura da exploração dos indivíduos.
E, com isso, naturalmente ocorre o interesse de o indivíduo explorar o outro no mercado, ou seja, deparamos com a cultura da exploração, já que ele não sabe qual será o seu ganho amanhã. Portanto, a expectativa dos indivíduos – os que estão interagindo economicamente – é que o futuro pode ser ruim, em razão da inflação e, por consequência, indivíduos, para evitar um futuro sem benefícios, exploram o outro.

O efeito da supervalorização cambial agride muito mais os níveis da produção e do emprego do que os demais setores. Por outro lado, quando a taxa de câmbio desvaloriza, há uma redução do salário real. Quanto ao desempenho econômico de um país, não está atrelado necessariamente a seu desenvolvimento sustentável. Uma nação pode crescer à custa da desvalorização de seu patrimônio. Por isso, os índices de sustentabilidade e da preservação de seus recursos naturais do Brasil não podem ser ignorados. Sabemos, enfim, que tudo isso é complexo. Mas, como bem revela as obras A real História do Real e A Saga Brasileira, surgiu FHC com o Plano Real. E a natural complexidade sistêmica começou a ser compreendida e administrada melhor. A inflação, por exemplo, após vários ministros da Fazenda terem tentado controlá-la ( sem sucesso ), passou a ser domada. O ex-presidente Lula assumiu o compromisso em plena campanha eleitoral no ano de 2002 de que a inflação não voltaria a incomodar os brasileiros. E Dilma, até o instante, mostra o seu compromisso em manter controlada a inflação.

A taxa de inflação em 2011 fechou no limite da meta, 6,5%. Talvez, segundo especialistas, em 2012 a meta inflacionária definida pelo Banco Central não seja respeitada em virtude do aumento do salário mínino e de ações contraditórias para ativar a economia por conta da crise europeia. Portanto, neste instante, voltamos a conviver com a incerteza. Esta incerteza afeta as previsões do setor produtivo quanto ao desempenho da economia em 2012. Com efeito, investimentos são afetados. Consumidores também ficam em dúvida quanto aos gastos. Por conseguinte, a perspectiva de crescimento da economia brasileira não mais é nossa convicção. Aguardemos a autonomia do Banco Central e as intervenções do governo da presidente Dilma. Afinal, o consumo de necessidades da vida e superfluidades da vida precisam continuar – é o que impõem os tempos modernos.

Deixe um comentário