Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O sucesso do nosso Carnaval

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), o qual presido, revela que o Carnaval de Pernambuco é um produto comercial e turístico que precisa ser explorado cada vez mais pelo poder público e a iniciativa privada. O estado deve atuar como gestor do Carnaval. E também deve incentivar a iniciativa privada a explorá-lo comercialmente. Ambos os atores, poder público e iniciativa privada, devem ser parceiros.

A pesquisa do IPMN revelou que o folião gostou do carnaval 2010 em vários aspectos – 93,1% afirmaram que o Carnaval deste ano foi Ótimo/Bom. Destacamos que 84,6% dos foliões aprovaram positivamente o trabalho da Polícia. Aproveito para parabenizar o governador Eduardo Campos pela gestão eficiente da segurança pública no Carnaval.

É importante destacar também que 48% dos entrevistados declararam ter brincado pelo menos uma vez o Carnaval deste ano. Friso que 8,7% declararam que não brincaram o Carnaval em razão da violência. No caso, o possível folião tinha ou tem a expectativa de que, ao brincar Carnaval, ele poderá ser vítima de algum ato violento. Neste sentido, é importante o aprimoramento frequente das ações de segurança.

O transporte público foi muito usado pelo folião – 66,4% afirmaram que usaram transporte público neste carnaval. Neste universo, 88,7% utilizaram o ônibus. Saliento que 80,5% aprovaram os serviços de transporte público. Em contrapartida, 70,5% dos foliões não usaram os serviços de táxi. Dentre aqueles que utilizaram os serviços de táxi, 76,8% aprovaram os serviços.

A pesquisa revela que o Carnaval do Recife Antigo atrai foliões – 53,6% declararam ter brincado carnaval no Recife Antigo. 94,3% desses foliões consideraram o Carnaval do Recife Antigo como Ótimo/bom. A pesquisa mostra que os pólos de folia organizados pela prefeitura do Recife atraem público. O pólo mais frequentado é o do Bairro do Recife. Portanto, a iniciativa do ex-prefeito João Paulo de descentralizar o Carnaval do Recife é louvável. Assim como as ações do prefeito João da Costa no Carnaval deste ano.

O Galo da Madrugada atrai muitos foliões. Daqueles que declaram que brincaram Carnaval, 56,4% afirmaram que foram ao Galo da Madrugada. Neste universo, 95,5% afirmaram que o Galo da Madrugada foi Ótimo/bom. Saliento que a prestação da segurança pública no Galo da Madrugada neste ano é merecedora de aplausos.

O frevo sobrevive, apesar de 43,2% dos entrevistados afirmarem que preferem brincar o Carnaval ao som de todos os ritmos. Mas, 36,2% querem “pular” Carnaval exclusivamente ao som do frevo. Concluo, portanto, que o recifense valoriza o frevo e prefere o carnaval multicultural, o qual é instituído pela prefeitura do Recife.

Algumas curiosidades da pesquisa: Alceu Valença é o cantor pernambucano de frevo mais lembrado pelos pernambucanos – 39,8% dos entrevistados citam Alceu Valença como cantor de frevo. Contudo, Valença não é um artista que canta exclusivamente frevo. Ressalto que Claudionor Germano foi citado por 8,7% dos entrevistados.

Por fim, saliento que 78,2% dos entrevistados desejam o retorno do Recifolia. Eu também sou favorável ao retorno deste importante evento para o turismo de Pernambuco, desde que num lugar apropriado onde não possa perturbar os moradores locais, como ocorre em Natal. Reconheço que o poder público e a iniciava privada têm condições de realizarem o Recifolia. Isto foi comprovado neste último Carnaval!

Deixe um comentário