Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O resgate da história do Recife

Quando andamos pelo Recife, que possui um dos maiores e mais variados acervos arquitetônicos com valor histórico-cultural do Brasil, o que vimos é uma cidade em crescimento contínuo, muitas obras, prédios em construção, alargamento de vias, enfim, muitas mudanças. Mas, ao mesmo tempo, vemos inúmeras construções e lugares que fazem parte da história da cidade sem nenhum tipo de manutenção, abandonados e prejudicando o visual da cidade.

Durante anos o Recife Antigo, onde há uma das principais concentrações de prédios históricos da cidade, ficou abandonado, com os casarões se tornando ruínas. Mais recentemente, esses prédios vem sendo “adotados” por instituições que estão promovendo as reformas e transformando esses locais em centros culturais. O edifício Chanteclair, por exemplo, foi um dos restaurados. Construído nos anos 20 do século passado, foi tombado há cerca de 14 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas isso não impediu que ele quase desabasse.

Infelizmente esse tipo de iniciativa não aconteceu em todo o bairro. Várias ruas continuam abandonadas, entregues aos usuários de drogas e a falta de segurança – fatores estes que afastam cada vez mais os turistas.

O que acontece no Recife Antigo não é um fato isolado. Na Rua da Aurora, famosa pelos casarões em toda sua extensão, muitas residências que antes serviam de moradia para os nobres que habitavam o Recife agora estão entregues ao abandono. E o caso se repete na extensão do Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e até com o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, mais conhecido como Geraldão, que durante anos recebeu importantes campeonatos esportivos, como a Liga Mundial de Volei.

O progresso e desenvolvimento do Recife não devem se aplicar apenas a economia, e este crescimento econômico não implica no esquecimento da história do povo. Esta deve ser preservada. Recife tem em torno de 33 Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico, além de um conjunto de 154 imóveis especiais de preservação que podem ser integrados a novas construções.

Uma dessas zonas especiais de preservação fica nos bairros de Santo Antônio e de São José e foi criada em 1934 pelo arquiteto Nestor de Figueiredo, a Avenida Guararapes. Esquecida durante muito tempo, a avenida que já foi cartão postal do Recife entre as décadas de 40 e 70 começou a ter sua história resgatada através da restauração de vários prédios, que vem sendo realizada pelo Grupo Ser Educacional.

Prédios como o Trianon, Art Palácio, e o edifício onde funcionou o antigo Bar Savoy, além do Sertã, serão totalmente restaurados e irão abrigar novas unidades educacionais do Grupo e um centro cultural também deverá ser construído no Savoy, tudo prezando pela arquitetura e estruturas originais dos prédios. Mas, todo esse esforço não será suficiente se os órgãos públicos também não fizerem a sua parte, combatendo a venda de drogas e organizando o comércio local.

É possível aproveitar espaços históricos, hoje abandonados, de forma correta e viável. Da mesma forma que as praças públicas vem sendo adotadas por empresas e se tornado espaços de convivência da população, os grandes empresários podem elaborar projetos de restauração e revitalização das áreas que contém imóveis históricos, aliando modernidade com a tradição de outrora. Preservar as áreas históricas da cidade é também preservar a história do povo.

Uma Resposta para “O resgate da história do Recife”

  • Jacy Maria de Melo:

    Ao ler este artigo mim emociono,pois faz lembra de minha infância onde sempre andei por estes lugares mencionados e mesmo morando em João Pessoa há 27 anos isto continua vivo na minha memoria,fico triste em saber que o poder publico esteja deixando tudo isso acabar, por outro lado fico feliz em saber que existem Empresários empenhados em não deixar toda Historia desta Linda Cidade desaparecer, e isso vai fazer com que novas gerações não perca os privilégios de poder desfruta de um acervo cultural tão importante não só para Pernambuco como para o Brasil e até mesmo para o mundo.

Deixe um comentário