Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O rebaixamento do Brasil

A grande maioria dos brasileiros ouviu falar que o Brasil foi rebaixado pela agência de classificação de riscos Standard & Poor’s. No entanto, poucos entenderam o que isto representa. O rebaixamento significa a retirada do selo de bom pagador do país, ou seja, deixamos de ser considerados como um país seguro para investimentos.

O rating é uma forma de medir o risco de investir e quando esta nota cai, indica que os investidores vão exigir remuneração proporcionalmente maior para aplicar seus recursos em determinado país. Em um português claro, isso significa que o Brasil corre o risco de dar um calote nos seus investidores e por isso precisa pagar uma taxa de juros mais alta para continuar pegando dinheiro emprestado de seus credores.

As justificativas para cortar e negativar a nota do Brasil, foram “os desafios políticos” que continuam crescendo, e a “menor convicção” do governo brasileiro em relação à política fiscal. O Brasil gasta mais do que arrecada e só fecha a conta com a ajuda de empréstimos.

Como consequência, as empresas brasileiras terão dificuldade na captação de dinheiro. Já os consumidores passarão a pagar mais caro por produtos ou empréstimos. A população sentirá uma piora na restrição ao crédito, que foi ampliado durante anos, e poderão ver, claramente, o aumento da inflação e a alta do desemprego.

Existe um culpado? Não, existem vários culpados. Há uma grande crise política que impede o Brasil de ir adiante e melhorar sua economia. O momento vivido pelo governo é de extrema impopularidade, inclusive com a falta de colaboração dos próprios políticos. Ou seja, há dificuldades em aprovar políticas de ajustes que o Governo julga como necessárias.

Não podemos julgar que um impeachment ou renúncia de Dilma Rousseff seja a solução do problema. É certo que seu governo anterior, e até o do ex-presidente Lula, não adotou as reformas estruturais necessárias manter o equilíbrio da economia e que a presidente, atualmente, não tem força política para adotar a redução de gastos necessária.

Supondo uma saída de Dilma, existem duas possibilidades: o cenário político se acalma e políticos passam a apoiar um novo governo, concordando em fazer os ajustes fiscais necessários ou continuaremos com um Congresso dividido para adotar as reformas necessárias e que estão estagnadas há anos.

Temos que acreditar que o Brasil não está falido. Esta não é uma crise razoável e nem de fácil solução. Ainda passaremos algum tempo em recessão e precisamos nos organizar internamente. As reformas política, econômica, tributária são necessárias e já passou da hora de começarmos a executá-las. Precisamos trabalhar e cobrar os políticos que foram eleitos que trabalhem junto com o povo para recuperamos nossa credibilidade. Apenas assim retomaremos o desenvolvimento.

Deixe um comentário