Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O prazer de viver com liberdade

Em seu primeiro pronunciamento logo após os resultados das urnas, Dilma Rousseff destacou preferir o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras, desmentindo os rumores de controle dos veículos de comunicação. A declaração deverá ser lembrada pelos próximos quatro anos como um compromisso a ser fiscalizado atentamente por todos os eleitores.

Nesta Era da Informação, em que somos vorazes consumidores e produtores de notícias, recebidas e transmitidas por diversas plataformas, talvez para a chamada Geração Y, formada por nossos jovens nascidos a partir da década de 80, seja difícil imaginar uma sociedade com controle da imprensa. Mas nossa história política nos fornece precedentes para o temor.

Nasci em 1964, ano do Golpe Militar, marco do desmonte da nossa democracia. Por quase duas décadas, principalmente com a decretação do Ato Institucional nº 5, em 1968, tivemos nossas liberdades individuais e coletivas cerceadas e só viríamos a resgatá-las na década de 80, durante a abertura política. Fico assustado em imaginar um retrocesso, mas a história de vida de nossa presidente eleita me dá esperanças de que a opressão constitui um passado que não deveremos reviver. Hoje vivemos num país onde vige o regime democrático de direito e todas as liberdades individuais e coletivas estão constitucionalmente protegidas.

Também esperamos ter deixado para trás o histórico de instabilidade econômica, obstáculo para o crescimento individual de muitos jovens da minha geração, por isso costumo me definir como um “obstinado superador de adversidades”. O esforço contínuo me ajudou a superá-las.

Hoje, apesar dos entraves burocráticos e da alta carga tributária existente no Brasil, somos um dos países que mais cresce no mundo. Novas oportunidades de negócios surgem para todos os brasileiros. Novas empresas surgem diariamente. O empresariado continua a investir aqui, pois acredita no crescimento da nossa economia. Mais e mais famílias mudam de classe e seus filhos ingressam no ensino técnico e superior, antes, sonho de poucos.

Apesar da liberdade econômica e mobilidade social ainda temos nichos hierárquicos na sociedade que discriminam ou desconfiam dos “que vem de baixo” ou dos que conquistam o sucesso a partir do mérito pessoal.

Eu acredito no esforço individual. Acredito, também, numa sociedade onde os direitos fundamentais, como a liberdade constitui-se em um bem maior. Jamais conseguiria refletir diariamente sobre as questões do Brasil sem que vivêssemos em uma sociedade livre. Não ocuparia este espaço. Não teria sonhos.

Por isso observo com preocupação a criação de Conselhos para controlar a imprensa no Brasil. Sem liberdade, a imprensa não existirá. Será um mero veículo de notícias direcionadas. É salutar a apreensão de muitos quanto à responsabilidade da mídia para com os cidadãos de nossa sociedade. Mas será que a mídia brasileira é irresponsável a tal ponto de ser necessária a sua regulação?

O controle da imprensa sufoca a opinião pública. Controlar a mídia é desejar a volta de uma sociedade sem voz, hierárquica, sem liberdade e sem mobilidade social. O Brasil avança e continua a avançar em razão da consolidação das liberdades individuais.

Deixe um comentário