Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O Nordeste das Oportunidades

Com 54 milhões de habitantes, o Nordeste do Brasil tem um PIB comparável ao da Nova Zelândia e Chile. Se nossa região fosse uma economia independente ocuparia o 39º lugar no ranking mundial. É o que indica um estudo desenvolvido pela Nielsen sobre o potencial de crescimento local. A pesquisa, realizado no final do ano passado, aponta que o Nordeste deve continuar a crescer em um ritmo superior ao restante do País pelos próximos anos. Esse cenário é motivado pelo crescimento do consumo, ocasionado pela ascensão social da classe D para a classe C, bem como pela sofisticação dos hábitos de consumo das classes A, B e C.

A decolagem do Nordeste é impulsionada pela injeção de recursos públicos e privados. A indústria vem investindo na modernização e ampliação de seu parque, em setores como construção civil, agroindustria e energia. Novartis, AmBev, Sadia, Bunge, Kraft, Unilever, Eucatex são algumas das grandes empresas que apostaram em Pernambuco. Danone, Suzano, Alcoa, Estrela, Sergitex também acreditaram no potencial do Nordeste.

O promissor panorama fixa os jovens na região, dando-lhes oportunidades de desenvolvimento profissional e cultural. Hoje, o Nordeste já oferece projetos de desenvolvimento de carreira mais atrativa do que nos principais eixos.

Mas ainda há dois grandes desafios para se manter o ritmo de crescimento. Um é a infraestrutura, com a necessidade de melhoria dos aeroportos, estradas, saneamento. O outro é a educação. As empresas instaladas na região já começaram a demandar por pessoas qualificadas. Diante de tanto investimento industrial, de infraestrutura e do varejo, vários estados do Nordeste têm sofrido com a falta de mão-de-obra especializada, o que pode frear novos projetos na região.

A falta de profissionais qualificados de nível superior e técnico já começa a atrair mão-de-obra de outras regiões do País. Nosso desafio é formar capital humano com capacitação superior e profissionalizante. Para isso, há uma grande oferta de cursos técnicos, de graduação e de especialização, tanto na rede pública, quanto na particular.

As oportunidades de acesso à educação estão disponíveis através de créditos educativos, do Prouni (Programa Universidade para Todos) e, agora, do Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), centrado na expansão da rede de escolas profissionalizantes e na oferta de vagas nos sistemas público e particular. Temos que conscientizar nossos jovens das vantagens e possibilidades de se realizarem pessoal e profissionalmente, trabalhando e produzindo para e pelo Nordeste.

Uma Resposta para “O Nordeste das Oportunidades”

Deixe um comentário