Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O líder e o chefe

O mundo corporativo está sempre em mudanças. Mudanças comportamentais, adoção de novas tecnologias, novas formas de interagir com o mercado e alterações constantes na cultura empresarial. Tais mudanças acabaram por mudar também o perfil dos profissionais que fazem parte do mercado.

Passado o tempo em que as pessoas que trabalham nas empresas são denominadas de funcionários, agora a maioria das corporações possuem colaboradores que interagem em todos os setores das instituições e tem um papel mais ativo do que há décadas atrás, onde permaneciam restritos e unicamente responsáveis por suas funções.

Junto a esse novo conceito empresarial, surge outro: o líder. Ser líder é completamente diferente de ser chefe. E é preciso compreender a diferença entre os dois. Chefe é um conceito bastante antigo e, por vezes, arcaico. É a tendência de comandar pessoas, impondo ordens e sendo autoritário. É planejar o trabalho de pessoas, organizar e controlar os recursos. Chefiar é buscar apenas os resultados, sem pensar nas pessoas.

Evidente que este conceito não se encaixa mais nos padrões empresariais da atualidade. O papel de chefe foi substituído pelo líder. Sendo este profissional focado não apenas nos resultados, mas também na melhor forma de se atingir tais objetivos. O líder é aquele que motiva, que incentiva, que entende que a responsabilidade que deve ser dividida e que se torna um espelho e inspiração para a equipe.

Na história da humanidade temos vários nomes de líderes natos – Jesus, Nelson Mandela, Osama Bin Laden, Hitler, Madre Tereza de Calcutá – alguns nomes podem soar controversos, mas todos eles conseguiram envolver seus seguidores com propósitos positivos ou negativos. Todos esses nomes compartilharam seus conhecimentos, guiaram e ainda guiam centenas e milhares de pessoas.

Algumas pessoas já nascem com o perfil de líderes, mas não significa que outras não podem se tornar líderes ao longo da carreira. Não podemos esquecer que o mundo é mutável e as pessoas são capazes de aprender e desenvolver características, inclusive de liderança. Assim, pessoas bem qualificadas, trabalhadas e estimuladas são mais propicias ao sucesso e a posição de líderes.

É cada vez menor o espaço para os gestores que não entendem ou não valorizam as pessoas. Colaboradores motivados acabam resultando em um ambiente de trabalho mais saudável e os resultados são vistos também na produção das empresas. Assim, um passo para o almejado sucesso esperado por todos é ter, além da qualificação e conhecimento, habilidade com pessoas. Profissionais inteligentes não almejam ser chefes, almejam ser líderes.

Uma Resposta para “O líder e o chefe”

Deixe um comentário