Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O incentivo ao uso das bicicletas

Faltando pouco menos de um mês para as eleições municipais e com a apresentação de projetos para implantação de mais ciclovias e o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte por quase todos os candidatos a prefeito do Recife, recebemos a notícia que a cidade receberá, a partir de outubro, estações de bicicleta para deslocamentos no centro da cidade.

É de conhecimento de grande parte da população brasileira que a utilização da bicicleta como meio de transporte é comum nos países desenvolvidos, como Holanda e lá, a “magrela” é um dos principais meios de transporte do país. E nas metrópoles do século XXI, que prezam pelas construções parceiras do meio ambiente, o uso da bicicleta é uma opção que vem sendo priorizada dentro e fora do Brasil, como em Nova Iorque, Cidade do México e São Paulo.

O Recife receberá dez estações, cada uma com dez bicicletas. Os veículos serão liberados por um cadastro e pelo pagamento de uma mensalidade estimada em R$ 10 – o equivalente a menos que cinco passagens de ônibus do anel A. Sistema parecido ao instalado no Rio de Janeiro, onde os ciclistas podem alugar bicicletas espalhadas em estações pela cidade e que já conta com 60 estações e 600 veículos.

Além dos benefícios já citados, o uso da bicicleta preza pela saúde das pessoas e promove a inclusão social, visto constantemente com o aumento dos grupos de ciclistas que realizam passeios à noite pela cidade. E, confirmando todas essas teorias, a bicicleta foi reconhecida como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) e pela Agenda 21.

Infelizmente vivemos em uma sociedade que cultivou o hábito do automóvel como um símbolo de status e ignorando as consequências da grande quantidade de veículos para a mobilidade urbana. Porém, faz-se necessário perceber que a utilização da bicicleta como meio de transporte pode contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida da população, visto que, além de garantir uma maior fluidez no trânsito, elas reduzem a emissão de poluentes e de ruídos e minimizam os custos de mobilidade.

Em textos anteriores já relatamos o Brasil como o terceiro produtor de bicicletas, responsável por cerca de 5% da produção mundial e com a sexta frota do planeta, com 75 milhões de unidades. Porém, na soma entre os prós e contras quando o assunto é o uso da bicicleta como meio de transporte, estes últimos acabam desequilibrando a equação.

Sem exceção, o uso da bicicleta está associado a diversos benefícios sociais e ambientais, oferecendo um mercado de produtos e serviços ainda pouco explorado no Brasil. O grande problema está na falta de vias e de educação dos motoristas para lidar com a presença dos ciclistas dividindo o espaço das ruas e avenidas com os carros.

Incentivar é preciso. Mas antes de incentivar, é preciso estruturar espaços adequados e criar campanhas educativas e de conscientização para que os motoristas respeitem e se habituem a presença das bicicletas no trânsito.

2 Respostas para “O incentivo ao uso das bicicletas”

  • Marco de Almeida Emerenciano:

    Muito bom o texto. Parabens! Esse é um tema que deve merecer mais atenção da classe politica. Li, há pouco, uma materia numa revista espanhola cujo titulo é ‘Una ciudad sobre dos ruedas’. Refere-se a cidade de Copenhague, onde cada nove de dez daneses possuem bicicletas. Alem de enumerar uma serie de vantagens ao uso desse meio de transporte. Conheço, de perto, o programa em Barcelona. Ali sao dezenas de kilometros de ciclovias na cidade. Saudações. Marco

  • maria selma:

    Goste muito do artigo publicado. Trabahei com as freiras holandeses em palmeira dos Indios AL onde as mesmas falavam que era muito comun o uso da bicicleta na Holanda e que elas na época gostaria de usar por ser um transporte saudável e ecomonico. Porém corria o risco de ser atropelhadas. Gostaria que os nossos governantes investisse mais no bem estar dos ciclistas

Deixe um comentário