Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O extremismo e suas consequências

Mais uma vez, o ataque de um grupo extremista chocou o mundo. Desta vez, centenas de vítimas inocentes foram mortas e feridas em Paris, na França. No dia seguinte ao ocorrido, o grupo denominado Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado. Entretanto, ouso dizer que o Estado Islâmico não é um Estado e muito menos é Islâmico.

Aos que não conhecem, o Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, que acredita na existência de um único Deus. Seus princípios são fundamentados nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. O islamismo é uma religião como o catolicismo, o judaísmo, o espiritismo e outras tantas; e seja nas religiões, na política, no futebol e em outras áreas há grupos extremistas, então, não podemos cometer o erro de generalizar e dizer que todo islamista é extremista.

Diariamente, e infelizmente, o Estado Islâmico aparece nos principais jornais do mundo. Não só pelos assassinatos brutais de civis, por vezes filmados e publicados na internet, mas também pelo recrutamento de pessoas e pelo treinamento militar de crianças, que se tornam guerrilheiras do grupo. Seriam, então, psicopatas? Talvez.

O autoproclamado Estado Islâmico não é um simples grupo de psicopatas. Eles acreditam ser o agente do apocalipse que, supostamente, se aproxima. Infelizmente, não se sabe ao certo quem eles são. Bin Laden, um outro extremista, por exemplo, encarava o seu terrorismo como conjunto de princípios seguidos por chefes políticos e religiosos após a morte de Maomé. A sua organização era flexível e operava como uma rede geograficamente dispersa. Mas, ao contrário de Bin Laden, o Estado Islâmico precisa de território para se legitimar e de uma estrutura hierarquizada que o governe.

Extremistas são perigosos e esta conclusão não é de hoje. Há casos de extremistas e as marcas de suas consequências em toda a história da humanidade. Temos como exemplo de atitudes extremistas a caça às bruxas, a guerra fria, o nazismo, etc. Na história mais recente, não esqueceremos o 11 de setembro ou o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo.

A verdade é que o extremismo limita a liberdade, impede o diálogo e o discernimento, resultando em violência física e até simbólica. E há muito dinheiro envolvido nisso, afinal, não há como manter associações assim sem financiamento. Além de doadores, grupos extremistas se mantém da venda de petróleo, extorsões, roubos, vendas de drogas e sequestros. Apenas com este último, a ONU destaca a rentabilidade e estima que grupos terroristas tenham arrecadado US$ 120 milhões em pagamentos de resgate entre 2004 e 2012.

O extremismo tem a capacidade de colocar tudo a perder, oferecendo risco ao equilíbrio entre a liberdade e os direitos fundamentais. É algo trágico que destrói tudo aquilo que pretende afirmar ao agir de forma radical, resultando na perda de credibilidade e causando medo e repúdio dos demais.

Dessa maneira, é necessário se desvincular o Islamismo do extremismo e analisar o terrorismo de forma crítica, de modo a traçar as reais motivações e objetivos dos grupos terroristas. O extremismo, em todas as suas formas, é um mal que precisa ser banido de nossa sociedade, mas não por métodos igualmente deploráveis – terroristas ou desumanos. Apesar de diferentes, somos todos iguais, independente de religião, partido político, raça, gênero, ou qualquer outra coisa.

Deixe um comentário