Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O empreendedor de Sucesso

Empreender não é fácil e nem simples. Enganam-se aqueles que pensam que para ter um negócio de sucesso basta apenas investir um valor financeiro, em um determinado setor. Alcançar o sucesso empresarial é muito mais que abrir um negócio.

Uma pesquisa da União Europeia realizada na região e nas maiores economias do mundo colocou o Brasil como o segundo lugar entre os países com maior tendência para o empreendedorismo – de acordo com os resultados, 63% dos brasileiros preferem trabalhar em um negócio próprio. A pesquisa incluiu os 27 membros da União Europeia e mais 13 nações, entre elas, China, EUA, Rússia, Índia e Japão. O primeiro lugar ficou com a Turquia, com 82%.

Empreender é a força do fazer acontecer, em qualquer área, seja de forma inédita ou não. É o envolvimento de pessoas e processos. É o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. É identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

O empreendedor de sucesso é a pessoa capaz de gerar bons resultados em qualquer área de atividade, é aquele que motiva ações e cultiva ideias em prol do bem estar comum. O empreendedor de sucesso é, de fato, aquele que tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Para isso, ele precisa apresentar determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

As características técnicas de um empreendedor de sucesso envolvem a habilidade em saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações. Além de ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe. Para a segunda categoria, classificamos as características gerenciais envolvidas na criação e gerenciamento da empresa. O conhecimento em marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle.

Finalizando as categorias, o empreendedor de sucesso precisa ser extremamente disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistência, ser visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz. Claro que existem outras características como criatividade, autoconfiança, pró atividade, otimismo e senso de oportunidade que complementam o perfil.

E mesmo quando os aspirantes a empreendedores tem as características citadas acima, por vezes uma regra básica é esquecida: é preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial.

E completando, é claro que o sucesso empresarial tem uma boa dose de sorte. No entanto, atribuir o sucesso dessas pessoas, única e exclusivamente ao fator sorte, é um raciocínio simplista e também uma injustiça com elas. Vale lembrar que errar também faz parte da vida de qualquer empreendedor. No entanto, no segundo caso, o mais importante é aprender com o erro e jamais cometê-lo novamente. O segredo é transformar seus erros e fracassos em lições.

O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso é sonhar. E para realizar os nossos sonhos é preciso muito esforço e perseverança. No empreendedorismo, correr riscos faz parte do negócio.

Deixe um comentário