Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O discurso de Dilma na ONU

Discursos têm caráter eleitoral, eles são propriamente o ato eleitoral. Aliás, atores políticos devem falar para os eleitores. Aqueles que desprezam os eleitores em seus discursos correm o risco de perdê-los ou de não conquistá-los. Os atores políticos ao discursarem não devem perder a oportunidade de consolidar a sua imagem entre os eleitores e enviar mensagens emblemáticas para eles. Os discursos não podem ser desconectados da realidade.

O discurso da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral da ONU teve conotação eleitoral. Ela abordou temas variados, presentes na realidade, e mandou mensagens emblemáticas para os eleitores brasileiros. A presidente, sabiamente, buscou consolidar a sua principal característica: a firmeza. Ao abordar temas complexos com linguagem simples, a presidenta, certamente, alcançou o seu principal objetivo: conquistar eleitores e manter os que já têm.

Ao abordar o tema espionagem, a presidenta Dilma mandou recados duros ao presidente Barak Obama e evocou o Direito Internacional para mostrar que os Estados Unidos estavam agindo arbitrariamente quanto ao Brasil e a outros países. Dilma foi firme ao olhar para as câmeras e frisar que o Brasil não abriga terroristas. Entretanto, o ponto central da crítica a Obama foi quando ela fez referência à possibilidade de que a espionagem tinha também objetivos comerciais. Neste momento, ela acenou para a necessidade, mesmo diante da globalização, de que a soberania comercial dos países seja respeitada.

A presidenta Dilma Rousseff abordou a necessidade do multilateralismo. Tal tema é mais do que recorrente, principalmente quando o mundo já conviveu com variados conflitos e as disputas entre Israel e Palestina e a guerra interna na Síria requerem participação mais efetiva de variadas nações na construção de diálogos que visem à restauração da paz. Rousseff fez referência à reforma do Conselho de Segurança da ONU. Para ela, a formação do atual do Conselho não possibilita que diálogos em busca da paz sejam transformados em ações eficazes.

A reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi outro tema presente no discurso de Dilma. O Brasil, por várias vezes, já precisou recorrer ao FMI. Hoje, não mais precisa em razão da responsabilidade governamental dos governos FHC, Lula e dela mesma. Entretanto, as incertezas rodam as economias dos países. Portanto, como bem frisou a presidenta, o FMI precisa ser reformado e suas ações devem considerar as características socioeconômicas dos países subdesenvolvidos. Por isto, a necessidade proeminente da participação de representantes de países em desenvolvimento no FMI.

Um ponto a ser destacado no discurso da presidenta: o compromisso com a responsabilidade fiscal e a economia de mercado. Por vezes, em virtude de algumas ações advindas do governo, o setor produtivo brasileiro desconfia de quais são as reais intenções de Dilma para com a economia brasileira. A desconfiança permite a incerteza, a qual influencia as escolhas dos empresários. No discurso na ONU, entretanto, Dilma mostrou para o mundo que os empresários podem acreditar no Brasil, pois este país tem um único objetivo: prosperar socioeconomicamente.

Uma Resposta para “O discurso de Dilma na ONU”

  • Jose:

    Literalmente; Enquanto isso na Sala da Justie7a…1. Mais de 110 mil pessoas foram afadates pelos temporais no Sul2. Em Santa Catarina, mais de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.3. No Rio Grande do Sul, 4,6 mil este3o desabrigados ou desalojados.4. Defesa Civil do Parane1 registra 18 municedpios afetados pelas chuvas e ventos fortes. Ao todo, 594 pessoas foram afadates e 328 resideancias, danificadas.MAS…..Engajamento de Lula na candidatura aos Jogos de 2016 contra “aparie7e3o” de Obama

Deixe um comentário