Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O desperdício das águas

Dezenas de tubulações de abastecimento de água se rompem todos os dias no Recife. Algumas delas levam dias para serem consertadas. E nesse período, milhares de metros cúbicos de água são jogados fora, inutilizados.

O Nordeste sofre constantemente com a seca. Inúmeros paliativos foram feitos para cessar o problema, porém o fenômeno se repetiu com mais intensidade nos anos de 1993, 1998 e 2001. No fim da década de 1990, Pernambuco viveu o pior racionamento de água de sua história – na região metropolitana, incluindo Recife, a população passou a receber água encanada apenas uma vez por semana.

Na tentativa de colocar um ponto final na situação, o projeto do Sistema Pirapama foi pensado e se tornou a maior obra de abastecimento de água da história de Pernambuco. Toda a estruturação do sistema levou quatro anos para ficar pronto, começando em março de 2008 e custando algo em torno de R$ 600 milhões.

Caro leitor, é de mister que na medida em que o Estado cresce, faz-se necessário reestruturar os sistemas de abastecimento e tratamento de água, indispensáveis para acompanhar as mudanças que se sucedem nas infraestruturas dos municípios. Esse é um dos desafio dos Governos.

Porém, deve-se pensar que, antes de construir e liberar a vazão de um sistema do porte do Pirapama, seria necessário a substituição das encanações antigas. No Recife, temos canos instalados há mais de 50 anos e que há décadas estão inutilizados pelo não recebimento de água. Estes, sem dúvidas, são incapazes de suportar a pressão trazida pela potência de vazão do Pirapama.

Assim, com as pressões elevadas liberadas pelo novo sistema, o número de vazamentos aumentou e as tubulações antigas ou desgastadas pelo próprio racionamento precisam ser substituídas. Daí a explicação para boa parte dos vazamentos que vemos por toda a cidade e a iniciativa do Estado de aplicar R$ 400 milhões para substituir toda essa encanação antiga até 2014.

Iniciativas como o Sistema Pirapama, que beneficiou quase 2 milhões de pessoas devem ser repetidos em outros sistemas de distribuição de água como Tapacurá, Alto do Céu e Botafogo, para que outras cidades como Camaragibe, São Lourenço da Mata, Olinda e Paulista sejam atendidos. O que não se pode é pensar que por termos reservatórios de água suficientes para abastecer nossa população, sem racionamento, é aceitável o desperdício com tantos vazamentos nas ruas.

Uma Resposta para “O desperdício das águas”

  • marcos lourenço:

    Bom dia,pensarmos nas nossas reservas de água como solução para suprir o desperdício é muito triste, pois, não deve-se pensar em usar nossas reservas, afinal são reservas, temos sim que nos conscientizarmos que o mundo tem carência de água potável e partirmos parar manter o uso racional e responsável,colocando em prática na sua casa como por exemplo: não lavar calçadas, lavar o veiculo com alguns baldes apenas, ao invés deixar a mangueira ligada, fechar a torneira enquanto passa o sabonete durante o banho, tudo isso, são práticas simples e economicas. Quanto à empresa responsável pelo abastecimento trocar as tubulações antigas para evitar rompimentos para não causar um prejuízo maior. atenciosamente, marcos.

Deixe um comentário