Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O desaparecimento do voo 370

As buscas após o desaparecimento de um avião com mais de 230 passageiros mobilizaram o mundo. O voo MH-370 da Malaysia Airlines sumiu, inexplicavelmente, dos radares após aproximadamente uma hora de voo enquanto sobrevoava o Golfo da Tailândia, no Mar da China. A rota aérea não é incomum e há passageiros regulares e internacionais no trecho.

Os dias passaram e o desespero das famílias em busca de informações sobre parentes e amigos que estavam no voo só aumentavam. As especulações sobre o desaparecimento do avião só aumentavam e quatro hipóteses sobre as possíveis causas do desaparecimento passaram a ser cogitadas: falha mecânica; sabotagem; falha humana; atentado terrorista.

As hipóteses sobre desaparecimento do avião começaram a ser colocadas em dúvida, já que o avião havia passado por manutenção dias antes do voo e, além disso, até o momento do desaparecimento dos monitores de radar, a tripulação não relatou nenhuma anomalia com o vôo e o sistema ACARS da aeronave – um serviço que permite ao computador a bordo do avião se comunicar com o sistema a no solo – também não enviou mensagens por satélite, o que deveria ocorrer automaticamente no caso de alguma falha.

Na história da aviação, não há registro de um acontecimento como este, já que trata-se de um Boeing 777, tido como “de operação muito segura” e sendo um dos melhores modelos da aviação comercial. O caso mais próximo é o do Air France 447, que caiu no oceano Atlântico em 2009, depois de ter descolado do Rio de Janeiro. No entanto e diferente do voo 370, os destroços foram detectados no mar no dia seguinte ao desastre.

As únicas informações concretas sobre o voo MH-370 é que ele mudou a rota estabelecida, indo para a direção contrária e que os sistemas de comunicação foram desativados “deliberadamente”, segundo as autoridades malaias, quando o avião cruzava o espaço aéreo malaio para o vietnamita sobre o Mar do Sul da China. Apenas isso. Passados mais de 15 dias de buscas baseadas apenas em palpites, presumiu-se que o avião tenha caído no mar, em uma área de difícil acesso e considerada uma das mais remotas do planeta.

O desaparecimento do voo 370 entra para a história da aviação mundial e mesmo que o avião tenha caído no mar, nunca será possível afirmar se a tragédia foi devido a uma falha mecânica, humana ou terrorista. E o tempo está se esgotando, já que o feixe sinalizador que elas emitem se extinguem após 30 dias. Sem as caixas-pretas da aeronave, nunca será possível explicar o porquê da aeronave ter voado durante várias horas até esgotar o combustível e cair no mar.

As famílias continuam sem respostas e nos resta a certeza que, mesmo com toda a tecnologia disponível, ainda há situações que não podem ser evitadas.

Deixe um comentário