Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O Congresso Nacional e o pré-sal

Desde quando o ritmo de vida se acelerou? Para muitos, seguramente, a partir da metade da década de noventa. Em 1995, a Internet chegou ao Brasil e, consequentemente, com sua avalancha de informações. Obcecados por conveniências, entregues a supermercados 24 horas, insatisfeitos com a prematura obsolescência de novos produtos adquiridos, estamos hoje em ritmo acelerado de vida e convivendo com necessidades mais e mais iminentes. No Congresso Nacional, também há frenéticos passos se anunciando e impondo exíguo tempo quanto ao projeto do pré-sal. Ignorando maior tempo necessário, seus pés chutam prenúncios de cautela para pauta tão expressiva.

Legislar e fiscalizar o Poder Executivo, eis a agenda do Congresso. Contudo, às vezes me assusto com a atitude de alguns membros do Parlamento brasileiro. Legislar exige não priorizar resultados de curto prazo. Em determinados contextos, é-nos oportuno o adágio: ESTANDO APRESSADO, ANDE DEVAGAR.

Para que tanta pressa no que condiz ao projeto do pré-sal? Mesmo com a pressa, certamente, este projeto, de iniciativa do Executivo, só será votado no próximo ano. As duas Casas Legislativas precisam se pronunciar. Ressalto, entretanto, que o projeto do pré-sal precisa ser amplamente discutido, inclusive, através de audiências públicas. Não bastam apenas as opiniões dos técnicos da área, mas, a sociedade toda precisa se inteirar e até opinar sobre o mesmo, já que a questão é de interesse público.

O petróleo é do povo brasileiro. Pois bem, se o petróleo é do povo brasileiro, a pressa exagerada de alguns membros do Legislativo poderá fazer com que os benefícios do pré-sal não sejam maximizados. E caso não sejam, perderemos a grande oportunidade de planejarmos o futuro do Brasil. Este futuro tem que ser longo e promissor. Não são apenas os jovens de hoje que precisam obter os benefícios da exploração do pré-sal, mas também os filhos e os netos desses jovens.

Para onde irão os recursos do pré-sal. Onde serão investidos? Serão investidos corretamente? Um fundo será criado? Este fundo será gerido de forma honesta e correta? Nós sabemos que mister se faz a ampliação dos investimentos em serviços públicos essenciais como a educação, a saúde e a segurança pública. Nessa perspectiva, os recursos do pré-sal serão muito bem vindos e deve- se ter muito cuidado na forma de gestão e na aplicação deles.

Por outro lado, é de extrema importância a ouvida do Congresso Nacional quanto aos fins dos recursos advindos dessa fonte de riqueza. Defendo que, a cada necessidade de retirada de recursos do fundo que será criado, o Presidente necessitará ouvir o Congresso Nacional para que haja uma eficiente fiscalização de sua destinação, e por consequência, uma maior e melhor transparência.

Outro ponto que merece referência consiste em saber se a Petrobrás terá condições de assumir todos os processos da exploração do petróleo do pré-sal. Considero que à iniciativa privada também deve ser dada a oportunidade de participar da concorrência para a exploração. Com efeito, devido à complexidade e importância que o assunto requer, defendo que o Parlamento brasileiro discuta com parcimônia e profundidade este assunto que é de primacial importância para o Brasil e seu povo. O futuro do Brasil pode depender dos recursos advindos da exploração dessa riqueza.

2 Respostas para “O Congresso Nacional e o pré-sal”

Deixe um comentário