Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O carisma de Francisco

Há apenas três meses como líder da comunidade Católica mundial, o papa Francisco tem mudado a imagem da Igreja, revigorado os católicos pelo mundo e trazendo, cada vez mais, jovens para a vida religiosa, tudo isso com o carisma e simplicidade que marcaram toda sua trajetória e que continuam presentes nos gestos como Santo Pontífice.

Na primeira viagem internacional durante seu pontificado, o Papa Francisco vem ao Brasil participar da Jornada Mundial da Juventude. O evento irá reunir milhares de pessoas no Rio de Janeiro, uma parte por ser esta a primeira visita de Francisco no país, outra parte por acreditar que, após anos, a Igreja Católica está mudando. Mas não apenas é isso que impressiona.

Não é a primeira vez que a história demonstra que o carisma da vida religiosa pode determinar uma mudança e o crescimento da Igreja, em termos de santidade e de eficácia de sua missão. Foi assim com São Bento, São Francisco e Santo Inácio. O lado humilde do Papa chama atenção. Em pouco tempo, percebeu-se que ele é diferente.

Se o objetivo da Jornada Mundial da Juventude é fazer com que os jovens católicos se aproximem da Igreja e compartilhem as experiências recebidas durante as atividades nas sociedades onde vivem, o Papa Francisco está no caminho certo. A previsão é que aproximadamente dois milhões de fieis de 190 países, além de sacerdotes e bispos do mundo inteiro, participem do encontro e vejam, de perto, um pontífice que abriu mão do anel de ouro e do papa móvel blindado.

O que se observa é que, desde que Francisco assumiu como Papa, o número de pessoas que comparecem semanalmente à Praça de São Pedro para ouvir as palavras do pontífice só aumenta. Pessoas que acreditam que, através das atitudes do Santo Padre, a Igreja Católica será renovada. Não há como negar que Francisco tem um carisma forte, que causou uma empatia imediata nas pessoas. Esse é, sem dúvidas, um papa diferente.

Aos desavisados, essas atitudes não são uma postura adotada após ter sido escolhido Papa. Como Cardeal Bergoglio, Francisco foi uma pessoa próxima, principalmente, dos mais humildes e sofridos. Na Argentina, seu país natal, muitos o chamam “O Papa do bairro” – inclusive os que não são católicos -, pois todos os depoimentos falam na humildade e no espírito de serviço que ele carregou consigo.

Um Papa de opinião forte e de gestos comedidos, que recusa regalias, que vai de ônibus, junto com os irmãos cardeais, para a missa do Vaticano e que sabe a missão que tem pela frente. Não se espera outra coisa do Papa Francisco, a não ser carisma, humildade e compromisso com os mais necessitados.

Uma Resposta para “O carisma de Francisco”

Deixe um comentário