Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O Brasil e as redes sociais

Nos últimos anos, a internet foi incorporada à vida de milhões de pessoas em todo o mundo e nós, brasileiros, formamos um dos maiores mercados mundiais. Estimativas avaliam que o número de internautas brasileiros já ultrapassa os 100 milhões de usuários. Destes 100 milhões de usuários, 79% ou cerca de 79 milhões de pessoas estão presentes nas mídias sociais.

Em 2013, o Brasil virou uma potência das redes sociais. Twitter, Facebook e YouTube estão entre as plataformas onde o uso brasileiro só perde para o dos Estados Unidos. No entanto, esse gosto do brasileiro pelas redes sociais já vem sendo analisado há muitos anos, ainda no tempo em que por aqui uma rede social considerada menor em outros países, o Orkut, virou mania entre os internautas.

As redes sociais promoveram mudanças no comportamento da sociedade e, atualmente, milhares de pessoas a utilizam, inclusive, para busca de informações e notícias. Mais do que isso, o uso das redes sociais em um país como o Brasil pode agregar valor aos negócios, pois são capazes de estimular e expor novos comportamentos e anseios que as empresas precisam conhecer para atender.

Não apenas isso, as fotos compartilhadas no Facebook, os posts feitos pelo Twitter ou os check-ins no Foursquare se tornaram o retrato do Brasil dos últimos tempos. Um país que encontra nas redes sociais o motivo e o recurso para se fazer ouvir. E aqui podemos lembrar dos protestos ocorridos em 2013 e que foram mobilizados através das redes sociais. As redes sociais têm servido não apenas como espaço para divulgação de ideias, mas como expressão legítima da sociedade.

No entanto, é preciso ter cuidado. Ao mesmo tempo em que a demanda cresce, aumentam os casos de exposição pessoal na rede e é preciso saber discernir entre o que é válido e o que não é em meio à quantidade de informações que circula pelas redes. Seja para casos pessoais ou profissional, sensatez na rede é fundamental.

Quando falamos de sensatez, queremos ressaltar que o perfil nas redes sociais costuma ser avaliado durante uma seleção de trabalho, por exemplo. É preciso ter consciência e segurança do que se publica. Manifestar opinião é uma coisa, e, quando feita da forma correta, sem ofender ou gerar preconceitos é muito bem avaliada.

Ao utilizar as redes sociais, seja para uso pessoal ou profissional, é preciso ter linguagem e conteúdo adequados ao público-alvo, além de cuidados com detalhes e exposição de dados e informações pessoais. O uso das tecnologias deve ser feito de modo a facilitar a vida das pessoas e precisa ser feito de forma consciente.

Deixe um comentário