Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O avanço da seca no Nordeste

O Nordeste ocupa uma região equivalente a 18% do território nacional, com cerca de 1.500.000 quilômetros quadrados. Aqui vivem mais de 40 milhões de pessoas, ou 28% da população do país. Somos, também, a região mais afetada pela seca no Brasil.

Nos últimos anos, o Nordeste tem sido marcado por mudanças drásticas no clima. Tivemos enchentes, secas e até registro de tremores de terra no Rio Grande do Norte. Porém, um dos principais problemas da região está relacionado à desertificação que tem, cada vez mais, avançado sobre as áreas urbanas.

Os dados impressionam: de acordo com o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, PAN, ligado Ministério do Meio Ambiente, 1.482 municípios estão em área suscetível à desertificação em nove estados, sendo oito deles nordestinos – Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Uma área que corresponde a 15,7% do território nacional e onde vivem cerca de 31,6 milhões de pessoas.

Ainda de acordo com dados oficiais, desta vez da Secretaria Nacional de Defesa Civil, devido à estiagem, 2012 já soma 261 municípios com decretos de emergência reconhecidos pelo órgão, onde os principais estados afetados são Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Além destes, mais de 200 cidades já decretaram a situação e estão com a documentação em processo de análise. Esses dados representam o maior índice dos últimos cinco anos e um aumento em mais de 400% em relação a 2011.

Alguns especialistas indicam que o aumento do período de estiagem se deve ao fenômeno “La Niña” e a mudanças climáticas no oceano. Além destes, fala-se também em erros envolvendo a transposição do São Francisco. Em contrapartida e aliado a essas mudanças climáticas, a justificativa para o aumento da desertificação está no extrativismo, no desmatamento desordenado, nas queimadas e uso intensivo do solo na agricultura.

O fato é que, independente das causas, a população é quem vem sofrendo as consequências. Diante de um quadro como este, cabe, mais uma vez, perguntarmos: por mais quanto tempo a população irá sofrer com a falta de medidas preventivas para fenômenos previsíveis?
A cidade de Caetés, no agreste pernambucano, por exemplo, hoje está sendo abastecida apenas por carros-pipa do Exército, Estado e prefeitura. Lá e em outras cidades de Pernambuco, cerca de 100 mil produtores já foram prejudicados e 95% das lavouras, principalmente de cultivo de feijão e milho, já se perderam.

Diante de situação tão grave, o Governo Federal anunciou a liberação de crédito e linhas especiais para agricultores, além da expansão da rede de abastecimento de água, a antecipação dos recursos do programa Água para Todos e a recuperação de poços artesianos. Um total de investimentos de R$ 2,7 bilhões. Porém, é preciso mais do que isto.

O Brasil precisa ter a consciência e criar o hábito de que prevenir é muito melhor do que criar pacotes e ações emergenciais para as consequências dos fenômenos naturais e previsíveis aos quais o território brasileiro está sujeito.

3 Respostas para “O avanço da seca no Nordeste”

  • reinaldo:

    não sairia mais barato trazer água do rio amazonas que é abundante,via tubulação para o nordeste do q ficar pagando carro pipa e bolsa familia,bolsa estiagem e sei lá mais o q?

    • charles:

      pois é nos EUA eles levam água pra o deserto, e aqui com tanta água no rio amazÔnas fica bem perto do nordeste! um paí rico como o Brasil tem um sistema de governo que é uma piada

  • Luis Fernando:

    O problema maior do ser humano é que está destruindo o meio ambiente, e está acarretando nas grandes secas, enquanto tem ninguém se preocupa com o futuro. Somente quando chega as consequências é que começam a sentir na pele. Também o povo esqueceu do principal de DEUS, está passando da hora de acordar para a realidade.

Deixe um comentário