Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Negligência de gastos gera crise na Europa

A Grécia, lembrada por ser o berço da cultura, hoje vive uma crise fiscal intensa, resultado de gastos excessivos, empréstimos pesados e uma receita atingida pela alta evasão de impostos. O país, que já recorreu a empréstimos bilionários, enfrenta problemas para tentar refinanciar as dívidas que giram em torno de 300 bilhões de Euros (ou 700 bilhões de Reais).

O déficit no orçamento, ou seja, a diferença entre o que o país gasta e o que arrecada, foi, em 2009, equivalente a 13,6% do PIB, um dos índices mais altos da Europa e quatro vezes acima do tamanho permitido pelas regras da chamada Zona do Euro. O montante da dívida e a situação interna, particularmente preocupante, deixaram os investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país. Hoje, exigem juros bem mais altos para novos créditos.

Com a tentativa de sanar as pendências, a Grécia recorreu ao pacote de ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI) e à União Européia. A medida prevê cortes de gastos de 28 bilhões de Dólares, aumento de impostos e a implantação de um plano de privatizações. Em meio a tantos refinanciamentos e intervenções econômicas emergenciais, é crescente na Europa o temor de um iminente calote da dívida por parte dos gregos. Um cenário que pode inclusive se tornar generalizado, visto que países como Portugal, Itália, Espanha e Irlanda também enfrentam uma realidade econômica fragilizada.

A atual crise econômica na Grécia mostra, portanto, a necessidade do controle dos gastos públicos. Estados devem gastar vislumbrando o crescimento econômico. Um trabalho que exige disciplina e dedicação. Com essa nova tentativa de reestruturação, a previsão mais otimista é de que o país europeu só tenha maior credibilidade junto ao mercado financeiro a partir do próximo ano.

Deixe um comentário