Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Não há saúde sem saneamento

O Brasil tem ocupado lugar de destaque no cenário mundial como potência econômica e a expectativa é que, até 2050, sejamos referência de economia global. Porém, a imagem internacional brasileira não é só “ordem e progresso”. Hoje, nos transformamos em um país tipicamente urbano, com aproximadamente 85% da população morando em cidades.

O resultado desse processo de urbanização desregrada não poderia ser diferente: caos no trânsito, aumento da violência, crescimento desordenado de favelas, desemprego e problemas na saúde. Todavia o acesso ao saneamento pede uma observação maior, visto que ele integra boa parte dos problemas citados anteriormente.

Apesar da importância para saúde e meio ambiente, o saneamento básico no Brasil está longe de ser adequado. Em 2008, mais de 56% dos domicílios não possui qualquer ligação com a rede coletora de esgoto e 80% dos resíduos gerados são lançados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento. A região Sudeste ainda se destaca como a área com os melhores serviços de saneamento. Em contrapartida, a região Norte apresenta os maiores problemas de falta de coleta e tratamento de esgoto, com apenas 6,2% de coleta de esgoto nas residências.

Dentre as cidades brasileiras, Belo Horizonte é a que possui maior acesso à rede de esgoto, com 97,4%, seguido por São Paulo, com 89,5%. A pior situação entre as capitais está em Macapá, no Amapá, com 4,03%. Mas, por que questionarmos neste texto o saneamento e não outros serviços públicos, como a saúde, por exemplo?

A explicação é simples. Em números, 65% das internações hospitalares de crianças menores de 10 anos estão associadas à falta de saneamento básico. Ademais, a falta de saneamento básico ainda é uma das principais responsáveis pela morte por diarreia de menores de cinco anos no Brasil. Essas informações nos levam a concluir que a cobertura de rede de esgoto é uma condição necessária para a provisão de tratamento dos detritos, que é a condição suficiente para que os benefícios da coleta se materializem na sua integridade.

O tratamento eficiente da água pode reduzir, e muito, as infecções gastrointestinais, diminuindo, consideravelmente, o número de atendimentos nos postos e hospitais públicos. A coleta, o tratamento e a disposição ambiental adequada do esgoto sanitário são fundamentais para a melhoria do quadro de saúde da população como um todo. A ausência de investimentos nesses itens tem sérios impactos sobre a saúde da população e o meio ambiente.

Ao findar este texto, caro leitor, peço que avaliem as propostas dos candidatos aos cargos políticos, e verifiquem se melhorias na rede de saneamento básico estão inclusas em suas plataformas de governo. Não podemos chegar a altos níveis de desenvolvimento se não melhorarmos a qualidade de vida do nosso povo. E o saneamento é um dos principais elementos que devem ser levados em consideração.

Deixe um comentário