Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Mobilidade urbana e transporte público

O crescimento acelerado do meio urbano tem causado dificuldades para as cidades em várias áreas e mais claramente nos setores de transporte, trânsito e meio ambiente. Os dois primeiros são premissas fundamentais para assegurar o pleno funcionamento dos municípios e têm sido alvo de exaustivas discussões sobre o que pode ser feito para melhorá-los.

A mobilidade urbana das grandes cidades brasileiras encontra-se, hoje, na situação em que está pela falta de priorização de sistemas de transporte de massa. Nos últimos dez anos, a frota de veículos do País dobrou, chegando a 60 milhões de unidades. O impacto nas vias urbanas é visível nas grandes cidades e em municípios de médio porte, que já sofrem com o caos dos engarrafamentos.

Investir e formatar sistemas de transporte coletivos inteligentes e funcionais, que ofereçam confiabilidade, velocidade, com custos acessíveis e segurança é essencial para a evolução contínua das cidades. Isso porque precisamos levar em consideração que a mobilidade urbana e transporte público são fatores estratégicos e que não podem ser desconsiderados dadas as possíveis conseqüências futuras.

Cidades como Curitiba e São Paulo foram pioneiras na implementação de vias exclusivas para o transporte coletivo, isso em meados da década de 80. Mais recentemente, outros estados começaram a investir no sistema, como é o caso de Pernambuco, com a implantação dos corredores Norte- Sul, Leste-Oeste e as vias exclusivas nas grandes avenidas do Recife. Curitiba obteve o maior destaque do País, servindo para muitas outras cidades no Brasil, como Porto Alegre e Goiânia.

O fato é que, pensando na Copa e Olimpíadas, o Governo Federal destinou cerca de R$ 32 bilhões para obras de mobilidade urbana pelo País. Isso significa o maior investimento feito no setor de transporte nos últimos 35 anos e esse investimento deve ser priorizado com o intuito de se transformar em benefícios reais à população. A adoção do BRT (Bus Rapid Transit), ou do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), a criação de corredores exclusivos para o transporte coletivo e a expansão dos metrôs são medidas que estimulam o uso do transporte coletivo pela população, reduzindo o uso do veículo individual.

Economicamente, o sistema BRT, que deu certo em Curitiba, é a opção de transporte que proporcionará o melhor para a sociedade em termos de mobilidade urbana e meio ambiente, já que, entre outras vantagens, custa entre 4 e 20 vezes menos que o VLT e até 100 vezes menos que o sistema de metrô.

Caro leitor, o transporte público eficiente é a solução para a maior parte dos problemas no trânsito das grandes cidades brasileiras. Sem a priorização desse tipo de transporte pelos gestores locais, não haverá mobilidade urbana nas grandes cidades. Faz-se necessário, então, que as políticas públicas sejam orientadas nesse sentido. É preciso promover a renovação efetiva do transporte coletivo. Apenas assim o hábito do veículo individual acabará.

Uma Resposta para “Mobilidade urbana e transporte público”

  • Augusto Barros:

    A população só vai utilizar realmente transporte público, quando tiver conforto e rapidez. Paralelamente deveria haver investimentos em ciclofaixas para reduzir o número de veículos nas ruas. Hoje vejo um transporte de péssima qualidade, superlotados e com passageiros totalmente sem educação, um dos motivos que optei pela “bike”. Todos os dias me locomovo de casa para o trabalho 14 quilometros de ida e volta, contribuindo assim para o trânsito e o meio ambiente.

Deixe um comentário