Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Mais uma vez, ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio 2013 está se aproximando. E com ele, inúmeras expectativas sobre a organização, conteúdo, aplicação e correção das provas. Se antes ele era apenas uma prova para medir o conhecimento dos estudantes e não tinha um valor agregado, já que o vestibular era o método tradicional de conquistar uma vaga nas universidades e faculdades do país, desde 2009 tudo mudou.

Não é novidade que o ENEM está substituindo o tradicional vestibular. A nota do concurso já é aceita na grande maioria das instituições como forma de ingresso total ou parcial. E todos os anos, aumenta o número de alunos que participam da prova. Se em 2012 foram aproximadamente 6 milhões, para a edição 2013 foram mais de 7 milhões de inscritos. Mas, a que se deve o crescimento contínuo de inscrições, se as edições anteriores foram marcadas por erros e polêmicas?

Desde que se tornou exame de principal acesso a instituições de ensino superior, o ENEM tem passado por alguns problemas que poderiam causar descrença entre os estudantes. A resposta para a pergunta anterior é simples. Apesar de se assemelhar aos vestibulares, o ENEM propõe avaliar os estudantes com questões vinculadas ao cotidiano, buscando por um nivelamento dos candidatos.

Além disso, a participação no concurso é obrigatória para alunos que querem participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), além do Fies e do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada que é utilizado pela maioria das instituições de ensino superior e usa a nota do Enem para substituir o vestibular ou parte dele.

Ademais, o Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do vestibular da China, explicado inclusive pelo número da população e de estudantes, e desde 2009, serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Espera-se muito do ENEM 2013. Não apenas que as correções das redações sejam coerentes e que haja mais segurança com as provas. Espera-se que ele, de fato, sirva para avaliar a qualidade do ensino recebido pelos alunos, bem como o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido pelas escolas públicas e privadas.

O ENEM tem tudo para se tornar a melhor forma de seleção para as faculdades e universidades do país. No entanto, a sequência de erros nas edições anteriores causa uma apreensão que só será desfeita após a realização das provas e divulgação dos resultados desta edição. Nos resta aguardar o que irá acontecer e torcer.

Deixe um comentário