Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Lula, o diplomata

Desde o início do seu primeiro mandato, o presidente Lula escolheu dois caminhos: ser reconhecido como o presidente da República que mais se preocupou com o social; e ser célebre como um homem de diálogo, que busca a conciliação e é contrário a conflitos. Constatamos que Lula conseguiu seu desiderato.

A ampliação do Bolsa Família, o Programa Universidade para Todos (Prouni), a recuperação do salário mínimo e a ampliação da oferta de crédito através de bancos públicos foram ações meritórias do governo Lula, as quais consagraram uma marca social para o seu governo. Nesse contexto, ressaltamos que a aprovação do governo Lula foi motivada por dois aspectos fundamentais: bem-estar econômico do brasileiro e ações sociais.

O segundo objetivo foi alcançado pelo presidente Lula no instante em que ele buscou uma aproximação com os movimentos sociais e entidades de classes. Em especial com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a União Nacional dos Estudantes e os sindicatos. Este diálogo entre governo e esses movimentos sociais e entidades de classe possibilitou, por um lado, o atendimento pelo governo de certas demandas sociais. Por outro, calou as vozes desses importantes movimentos, pois já não se ouvem aquelas imprescindíveis vozes.

No âmbito internacional, a irreverência do presidente Lula lhe proporcionou fama mundial. A busca da independência comercial dos Estados Unidos e outros países merece aplausos. Contudo, reconhecemos que o diálogo com os americanos deve sempre existir, pois o Brasil não pode desprezar a economia e o mercado americano, de imprescindível importância para o setor produtivo brasileiro.

O apoio ao Haiti, através das Forças Armadas, mostrou que o Brasil tem responsabilidade social internacional e preocupação humanitária. A busca por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU fez com que o Brasil tomasse decisões importantes, como a busca pela paz no conflito Israel e Palestina e a intermediação de um possível acordo do Irã com o Conselho de Segurança da ONU acerca do enriquecimento de urânio.

Nessa perspectiva, podemos afirmar que Lula é um diplomata. A sua origem sindicalista lhe conferiu uma desenvoltura e capacidade de diálogo. Isto é extremamente louvável. Contudo, excesso de diplomacia pode fazer com que o defensável seja indefensável. A título de exemplo citamos os pecados diplomáticos cometidos através do apoio incondicional aos regimes Cubano e Chavista.

2 Respostas para “Lula, o diplomata”

  • antonio sergio:

    E inegável os avanços sociais do governo lula, mais na área internacional deixa em muito a desejar, vide caso da Bolívia (refinaria da petr.) e Paraguai (contrato de Itaipu), e mais recentemente o caso do Irã. Ideologias nunca devem esta acima de questões de estado.

  • Realmene o presidente Lula,vem demonstrando
    ser, um verdadeiro conhecedor da diplomacia.
    Ademais,esta em franca campanha para tornar-se,sabe-se lá,primeiro secretário da ONU.
    Não acredito,em que haja excesso de diplomá-
    cia em apoiar govêrnos como de Cuba e Venezu-
    ela,acredito,que o presidente Lula sabe res-
    peitar os príncipios da igualdade soberana
    entre os Estados,da independência política e
    dos Estados definirem livremente seu sistema
    político,vai ver,que ele é adepto da doutri-
    na ESTRADA.

Deixe um comentário