Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Investindo em lazer e turismo

Há algum tempo temos observado o crescimento econômico do Nordeste, e principalmente de alguns estados da região. São inúmeras fábricas e empresas estrangeiras que tem se instalado, iniciando suas operações e recebendo aporte de incentivo, como redução de impostos. Hoje, afirmamos, sem dúvidas, que o Brasil e o Nordeste estão na moda.

Com o desenvolvimento econômico, é preciso que outros setores acompanhem essa expansão, ajudando a firmar o país entre as referências mundiais. Precisamos investir em educação, sem dúvidas, mas os setores de lazer e turismo também precisam receber uma atenção. O Brasil, como poucos países no mundo, possui vocação para atividades turísticas.

Nossa cultura é extremamente rica e diversificada, o que é um grande atrativo turístico. Aliado a isso, temos ilhas e praias paradisíacas nos mais de 7 mil quilômetros de litoral banhado pelo oceano atlântico, cachoeiras, ecologia e sol durante a maior parte do ano. Esses são apenas alguns dos diferenciais do Brasil como destino turístico, especialmente para os europeus, que, cada vez mais, tem sido investidores em hotéis, pousadas e restaurantes no Brasil.

Faz-se necessário lembrar que não são apenas os turistas que investem em turismo e lazer. Os “nativos” também precisam ter opções. Iniciamos 2013 com novas administrações, ou a continuidade de administrações que vinham dando bons resultados. Cada cidade, com suas características e pontos fortes que devem ser diferenciais, precisa investir e exibir suas “vitrines” e essas ações podem atrair investimentos locais e externos.

Dois bons exemplos de áreas de lazer com resultados positivos vêm do Recife: a construção do Parque Dona Lindu, que recebe ações culturais semanalmente e dispõe de áreas para práticas de esportes e a recente e colocação das ciclovias móveis nos fins de semana, que tem levado centenas de famílias às ruas para se divertirem e aproveitarem o espaço. Ponto positivo.

O investimento governamental na organização das orlas das praias, na construção de novos parques e revitalização dos já existentes são ações simples e que mudam a cara das cidades e a aceitação da população. É preciso fazer um diagnóstico situacional, discutir novos planejamentos, elaborar projetos sustentáveis e buscar, também, a aprovação da população.

A importância do turismo e dos espaços de lazer são inegáveis para nosso país e também devem ser tratados como prioritários para o desenvolvimento nos mais diversos setores. Precisamos lembrar que em breve estaremos sediando eventos mundiais e precisamos oferecer aos visitantes, além de infraestrutura e mobilidade, atrativos para que esses mesmos turistas retornem em outras oportunidades. É investir para crescer.

Uma Resposta para “Investindo em lazer e turismo”

Deixe um comentário