Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Investimento em tecnologia aumenta a produtividade

Tornou-se lugar comum falarmos que é preciso qualificar a população brasileira e investir em novas tecnologias para atingirmos níveis de produção mais altos, inclusive para compararmos aos países economicamente mais desenvolvidos. No entanto, os resultados dessas duas ações vão muito além do aumento da produtividade e do número de empregos no país.

Atualmente, não é segredo para nenhum empresário, administrador de empresas ou investidor que investir em tecnologia da informação tem sido o item responsável por aumentar a produtividade dos negócios. Vale ressaltar que quando falamos em produtividade, não estamos falando apenas do número final da produção, mas sim da soma dessa produção por unidade de negócio, mais equipamentos e o capital investido.

Nos últimos dez anos, a economia americana, por exemplo, registrou um alto investimento das empresas em tecnologia da informação e o resultado disso foi um aumento de até quatro vezes na produtividade, isso comparado a empresas que fizeram baixos investimentos. Esses resultados também foram observados no Brasil, onde os resultados de algumas empresas chegaram a aumentar cinco vezes, de acordo com o Instituto de Pesquisa IDC.

É consenso entre os economistas que o crescimento de uma economia está ligado ao crescimento da produtividade. No entanto, o que um país deve fazer para que a produtividade cresça? Para responder esta questão, faz-se necessário saber que a economia de um país não pode se limitar a apenas uma especialidade e o aumento da qualificação da mão-de-obra através da educação é ótimo para o desenvolvimento da economia, independente do setor empregatício.

O grande diferencial para o desenvolvimento da economia é que esta cresce a partir da incorporação da mão de obra no processo produtivo. Agregado a isso estão o aumento do investimento em máquinas e equipamentos e a forma eficiente que se faz desses itens. Ou seja, é ser capaz de produzir mais, usando a mesma quantidade de mão de obra e de capital.

Produzir mais com a mesma quantidade de mão de obra não significa que o número de empregos ficará estabilizado ou que aumentará o desemprego. Ao contrário. O salário dos trabalhadores brasileiros poderia ser maior se houvesse mais investimento em qualificação. Graças aos investimentos em tecnologia, que incluem o melhor aproveitamento de terreno e maquinários, o Brasil vai continuar sendo um dos líderes mundiais em agricultura, por exemplo. Entretanto, ainda é preciso aumentar mais nossa produtividade. E esse feito só será possível com mais investimento em tecnologia.

Deixe um comentário