Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Internação compulsória gera resultados?

A população de viciados em crack no Brasil é a maior do mundo, estimada entre um milhão e 1,2 milhão de pessoas. Não tem sido raro a mídia noticiar casos em que familiares desesperados chegam ao extremo de amarrar jovens viciados em camas, grades ou até prendê-los em casa, na tentativa de afastá-los do vício.

Diante de extremos e na tentativa de conter a epidemia de crack que assola o país, o Governo Federal, Estadual e Municipal têm debatido a internação compulsória para viciados. A maior dificuldade está na divergência entre favoráveis e contrários à internação compulsória, que se enfrentaram com argumentos nem sempre embasados em dados objetivos ou pesquisas científicas, mas baseados em conceitos ideológicos.

No Recife, a Câmara de Vereadores do Recife protocolou o Projeto de Lei Municipal 17/2013, que dispõe sobre a internação voluntária, involuntária e compulsória para dependentes de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas. O mesmo fato se repete em Campinas, São Paulo, com a assinatura de convênio entre estado e prefeitura do Programa Estadual de Enfrentamento ao Crack, que também prevê como medida a possibilidade de internação compulsória.

Não podemos deixar de citar que este é um tema que envolve outros cenários do país, como miséria, violência e que se faz urgente a intervenção do poder público. No âmbito federal, as condições já estão sendo avaliadas e a internação deverá ser permitida em todo o País, desde que o pedido seja feito pela família, determinado por um médico e para usuários que já não respondem por si. Em outros casos, faz-se necessário o Estado intervir e garantir a internação compulsória de um cidadão ou cidadã que está atentando contra a própria vida ou de terceiros.

O combate às drogas é necessário para que o país continue no caminho do desenvolvimento, da redução da miséria e dos índices negativos de violência e abandono. Ao mesmo tempo, é preciso avaliar se o país tem condições de atender, de forma eficiente, os que serão colocados em tratamento contra o vício. Hoje, a estrutura pública para esse tipo de atendimento ainda é precária.

Há muitos anos já se diz que “só se podemos ajudar aqueles que querem ser ajudados”. Então, cabe questionar, de que adianta recuperar um dependente e deixá-lo voltar para o mesmo ambiente, sem emprego e sem apoio? A política de internação involuntária tem que ir muito além de um tratamento contra o vício.

Além de analisarmos a internação dos viciados – voluntária ou involuntária -, é preciso estudar as políticas públicas de reinserção dessas pessoas no cotidiano da sociedade. Infelizmente, as condições para receber tantos viciados ainda são precárias, o que dificultará a qualidade e o resultado do atendimento.

Deixe um comentário