Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Intercâmbio é diferencial

Participar de um intercâmbio, estudantil ou cultural, é um privilégio que tem se tornado cada vez mais acessível aos estudantes do Brasil. A economia do país tem melhorado e junto com ela, a educação tem sido, cada vez mais, o destino de novos projetos e investimentos.

As vantagens de um intercâmbio começam na possibilidade de aperfeiçoar-se em outros idiomas e ter uma experiência profissional no exterior, passando pela oportunidade de conhecer e conviver com outras culturas. Historicamente o intercâmbio surgiu na década de 60, quando entidades sem fins lucrativos criaram um conceito de viagem focado na troca de experiências.

Em 2010, cerca de 160 mil brasileiros passaram por essa situação. Destes, 70 mil eram do estado de São Paulo. Esses números aumentaram em torno de 25% em 2011, colocando o Brasil entre os países que mais tem intercambistas no mundo. Além do mais, a expectativa é que, em 2012, esse número cresça 20% no país e movimente 8 bilhões de dólares no mundo. A título de informação, nos últimos oito anos, o número de intercambistas no Brasil aumentou 280%.

Atualmente várias faculdades e universidades oferecem opções de intercâmbios aos alunos e aliado a essa proposta, o Governo Federal brasileiro vem ampliando o número de investimento da prática através do programa “Ciência sem Fronteiras”. O programa visa promover o desenvolvimento tecnológico e estimular os processos de inovação no Brasil por meio do intercâmbio de docentes, discentes de vários níveis e de pesquisadores brasileiros. Nos próximos quatro anos, deverão ser concedidas até 75 mil bolsas de estudos, financiadas pelo Estado, a alunos com os melhores desempenhos acadêmicos, um total de investimento de R$ 3.2 bilhões até 2015. O setor privado também deve aumentar os incentivos, com o oferecimento de 26 mil bolsas, totalizando mais de 100 mil alunos brasileiros beneficiados.

Para isso, o governo brasileiro tem firmado parceria com as melhores universidades do mundo, como a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Esse é apenas um dos passos que estamos dando em busca da melhoria da qualidade da educação no Brasil. Além dos intercâmbios internacionais, os alunos também devem pensar nas oportunidades regionais, como a de cursar semestres em outras universidades de uma mesma rede de faculdade, mas em outras regiões do país, que também possuem culturas e costumes diferentes.

Pensando nos benefícios, o aumento do número de bolsas de intercâmbio é mais do que simples investimento em educação. Ao levarmos os nossos melhores estudantes para participar de projetos em países de importância mundial, estaremos mostrando ao mundo que também somos capazes de estimular e colocar em destaque no mercado mundial profissionais competentes e competitivos.

Deixe um comentário