Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Inteligência e Orçamento

Heranças fiscais de antecessores costumam representar cortes orçamentários no início da gestão dos novos governantes. No caso da presidente Dilma Rousseff, o aperto anunciado é de cerca de R$ 50 bilhões, para o equilíbrio necessário ao funcionamento da máquina estatal.

A dívida pública bruta brasileira, quando a relacionamos com o PIB, é de cerca de 55,8%. Ao compararmos com outros países, constatamos que ela não é tão alta. O Japão, por exemplo, tem uma dívida que já beira 200% do seu PIB. A Itália, 127,3%. Já o índice dos EUA fica em torno de 110% do PIB.

Diante desses dados, é fácil afirmar que o Brasil está em boa situação. Entretanto, a análise da dívida não deve se limitar à relação entre ela e o PIB. Uma pergunta central deve existir quando debatemos a dívida brasileira: o estado brasileiro é eficiente no provimento de bens públicos? A realidade social revela que não.

Pesquisas de opinião realizadas junto aos eleitores brasileiros mostram que a segurança pública e a saúde sempre representam problemas a serem resolvidos. Portanto, apesar da dívida pública brasileira ser reduzida, quando comparamos com outros países nossos serviços públicos deixam a desejar.

É neste instante que o olhar para a relação dívida pública e PIB deve ser modificado, pois talvez seja necessário que o estado invista mais com a intenção de aprimorar os serviços públicos. Desse modo, é possível afirmar que a dívida pública é alta, já que existe um caminho a ser percorrido no que condiz ao aprimoramento dos serviços públicos.

O estado brasileiro, aqui incluídos os municípios e as unidades federativas, precisa definir quais são as prioridades diante de um orçamento que é consumido sobremaneira por gastos com pessoal, incluso o dispêndio com previdência social. Faltam recursos para a busca da melhoria da qualidade dos serviços públicos. Falta maciço investimento em infraestrutura.

Definir prioridade significa reconhecer que o estado brasileiro possui um único orçamento, que tem a função de atender as variadas demandas advindas da população e das instituições estatais. Portanto, não existe um orçamento segmentado. Ele é unitário. Assim, é necessário definir as prioridades do gasto orçamentário. Infelizmente, falta inteligência ao estado brasileiro para tal definição.

2 Respostas para “Inteligência e Orçamento”

Deixe um comentário