Impulso para a popularização do EAD
Apesar de já ter se consolidado internacionalmente como uma tendência no ensino, no Brasil a educação à distância ainda é vista com desconfiança por boa parte da sociedade. No entanto, os resultados de uma pesquisa do Inep vêm para derrubar os tabus a respeito desta didática. Levantamento feito com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) mostra que aluno a distância teve um desempenho melhor que os demais estudantes em sete das 13 áreas onde a comparação é possível. Este era o impulso que o EAD precisava para deslanchar no País e cumprir o seu papel de ampliar o acesso ao Ensino Superior. Regulamentada pelo Governo federal desde 1998, o número de estudantes matriculados em um curso de graduação a distância ainda é ínfimo se comprado a uma graduação presencial: são 115 mil contra cerca de 4,4 milhões de universitários, respectivamente, de acordo com dados do último Censo da Educação Superior do MEC. Mais do que estimular o potencial democratizante do EAD, os resultados do Enade provam que é possível se oferecer serviços educacionais de qualidade através da Internet. Mas, seja na sala de aula ou diante do computador, o desempenho sempre será diretamente proporcional à dedicação do aluno.