Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Expectativas para 2012

Pessoas criam expectativas quanto ao futuro, elas podem ser otimistas ou pessimistas. Contudo os eventos ocorridos no passado e no presente condicionam estas expectativas. As informações que chegam e a experiência cotidiana também fazem parte da construção destes
As crises econômicas na Europa e nos Estados Unidos nos conduzem a ter expectativas pessimistas quanto à economia brasileira em 2012. Vislumbramos reduzido crescimento, diminuição da oferta de crédito e o aumento do endividamento das famílias. Além disso, a taxa de inflação ultrapassará a meta estipulada este ano. Portanto, avistamos repiques inflacionários.

Percebemos, ademais, dificuldades quanto à realização das obras da Copa do Mundo. Apesar do interesse dos governadores e da presidente da República, nos convencemos, a cada dia, que a Copa não deveria ter sido prioridade para o Brasil. Diante da escassez de infraestutura, o Brasil deverá desperdiçar recursos públicos na construção de arenas. E os recursos utilizados nas obras da Copa não contribuirão para universalizar a melhora da qualidade de vida para todos os brasileiros.
Igualmente, antevemos que a presidente Dilma continuará atenta aos escândalos de corrupção que certamente aparecerão em seu governo. Mas temos certeza de que ela não cederá e demitirá os atores políticos que vierem a manchar a sua administração. Dilma, apesar dos embaraços que serão trazidos pelos sindicatos e movimentos sociais, reformará a previdência do setor público.

Prognosticamos, demais disso, que a imprensa brasileira contribuirá em 2012 para o aperfeiçoamento da democracia brasileira. O jornalismo investigativo possibilitará a publicização de atos de corrupção. A imprensa não relutará em mostrar a realidade da economia e da sociedade. Instituições continuarão a ser questionadas.

Finalizando, é auspicioso registrar que em Pernambuco os investimentos não cessarão. Obras de infraestrutura permitirão a melhoria parcial do trânsito na Região Metropolitana do Recife. O trânsito será o tema principal das eleições para prefeito do Recife. Ademais, no além mar, na Argentina, por exemplo, vislumbramos que o governo não dará trégua à mídia. No México, por outro lado, traficantes e governo continuarão numa guerra fratricida. Lá nos EUA, Obama adquirirá condições de ser reeleito presidente dos Estados Unidos. A Alemanha, a França e as agências de risco ditarão os movimentos dos bancos centrais na Europa. E, por fim, o mundo ocidental continuará atento aos passos da China e do Irã.

2 Respostas para “Expectativas para 2012”

  • moab borges:

    nâo vislumbro, com o comentário do janguiê, em referência a expectativa dele com a econômia do pais, pois, estamos em vento em polpa, caminhando para uma consolidaçâo brasileira econômicamente observada, pois o ano 2012 será melhor que o anterior, com advento da copa do mundo a introduçâo de verba estrangeira, colocará o superavit do pais ainda mais pra cima, logo alcançaremos indíce de pais desenvolvido.

  • Fátima Santos:

    Apesar dos eventos ocorridos, preciso ser e sou otimista e tenho a esperança e expectativa de que os próximos anos sejam melhores que os anteriores. Não devemos perder a fé, embora saibamos que nada é fácil e que infelizmente a corrupção é o que mais contribui para o desenvolvimento. Em Salvador, se realmente não se adiantar as obras para a Copa do Mundo, será igual ao metrô, já se gastou tanto e não saiu do papel. Mas, enquanto há vida, há esperança.

Deixe um comentário