Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Escolas Privadas para Todos

A revista Época publicou está semana uma excelente reportagem sobre um estudo que sugere que o governo, ao invés de investir na rede pública de ensino, deveria fornecer vales-educação para que os pais pudessem escolher onde o filho irá estudar. Em dezembro do ano passado publiquei artigo (Friedman, Educação e Prouni) em referência ao falecimento do economista Milton Friedman, em que saía em defesa da mesma idéia, apresentada pelo autor a partir de um estudo feito nos anos 70. Comparava-a ao Programa Universidade para Todos (Prouni), criado pelo Governo Lula, que fornece bolsas a estudantes de baixa renda nas faculdades privadas. Aplicada no Ensino Básico, a medida traria benefícios para todos: os pais poderiam escolher onde os filhos iriam estudar, a concorrência elevaria o nível do ensino no País e os colégios preencheriam as vagas ociosas. Além disso, a iniciativa tenderia a acarretar uma redução de custos para o Estado, e, conseqüentemente, para o contribuinte, já que a iniciativa privada consegue gerir recursos com mais eficiência do que a máquina estatal.

3 Respostas para “Escolas Privadas para Todos”

  • Thiago:

    O sucesso do PROUNI sem dúvida é inquestionável, se tal projeto fosse aplicado nos outros niveis de ensino seria realmente promissor.

  • Sérgio Lima:

    Muito bem ,Janguiê,
    e assim fomentariamos os lucros privados através dos recursos públicos, além de reduzir o risco empresarial, repassando-o para o Estado.

  • Funciona assim:

    As vagas não ocupadas serão vendidas ao governo, é um ótimo negócio, garante o lucro privado com os recursos públicos, a redução de custos públicos aumentaria os lucros privados.
    Como sempre uma boa idéia,Janguiê.

Deixe um comentário