Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Ensino superior para todos

O ensino superior é o nível mais elevado dos sistemas educativos. Com o aumento da demanda e as poucas vagas oferecidas no ensino superior público, o sistema universitário privado cresceu rapidamente nas últimas décadas. O Censo da Educação Superior 2014, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2015, registrou mais de 7,8 milhões de estudantes matriculados em instituições de ensino superior, um aumento de 6,8% em relação a 2013.

Desse total, aproximadamente 82,3% dos alunos estão vinculados a instituições de ensino superior privadas, o que significa dizer que três em cada quatro estudantes de graduação no Brasil estudam em instituições privadas. Outra curiosidade é que, em 2014, foram realizadas matrículas em 792 municípios de todas as unidades da federação, um número 180% maior que em 2003, quando apenas 282 municípios as registraram na graduação.

Grande parte do crescimento desses números foi graças às parcerias público privadas, com a implementação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e outros programas que, juntos, deram oportunidade para as classes C e D ingressarem no ensino superior. O número total de alunos com Fies, ainda em 2014, era de 1,9 milhão, o que representa aproximadamente 1/3 do total de matriculados em cursos de graduação presencial de instituições particulares. É provável que esses números caiam no próximo censo, visto que, em janeiro de 2015, o governo anunciou novas regras que limitaram o acesso ao financiamento.

Em 35 anos, aumentamos em cerca de 7 vezes o número de pessoas com grau de instrução superior. Na década de 80, apenas 1 milhão de pessoas frequentavam instituições de ensino superior. Vale ressaltar que todo esse processo fez parte do programa de aceleração de expansão do ensino superior no Brasil, com forte inclusão e preocupação com melhoria de qualidade nos cursos superiores. Um importante passo no resgate da dignidade de milhões de brasileiros que não tinham perspectiva de melhorar sua situação econômica e, graças à formação superior, tiveram esta oportunidade.

Ainda estamos distantes de atingir as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que em 10 anos teremos que ter 32% de taxa líquida e 50% de taxa bruta de alunos no ensino superior. Em 2014, foram oferecidas mais de 8 milhões de vagas pelas IES brasileiras, sendo 78,5% de vagas novas e 90,2% em instituições privadas. Vale atentar que somos um país de 200 milhões de habitantes, e, levando em conta o número total de jovens em idade universitária (18 a 24 anos), somente 15% deles frequenta o Ensino superior. É um dos menores índices entre países com o porte econômico semelhante ao nosso e muito aquém dos principais parceiros ou competidores no cenário internacional.

É pensando nesses resultados que verificamos a importância do Fies, do Prouni e das instituições privadas para ajudar a atender a demanda de jovens e adultos em busca de qualificação. Apenas com o aumento do índice de formandos no nível superior é que poderemos construir de um novo cenário no Brasil, com mais diversidade e a participação de todas as classes sociais. É preciso garantir que todos os brasileiros tenham oportunidades iguais para ajudar a construir um país cada vez melhor.

2 Respostas para “Ensino superior para todos”

  • Cícera Maria:

    O texto é bastante coerente e verdadeiro, pois sem educação, não vamos avançar como nação.

  • Argemiro Severiano:

    Indubitavelmente, políticas públicas como o FIES e o PROUNI tiveram um papel preponderante em dar oportunidade a uma grande parcela dos cidadãos das classes C e D para cursar o Ensino Superior objetivando ter uma ter uma melhor chance no mercado de trabalho.
    Professor Janguiê, continue nos presenteando com artigos dessa natureza que nos instigan a refletir sobre uma educação transformadora no nosso país.

Deixe um comentário