Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Ensino a distância, tendência do futuro

Todos os dias centenas de alunos deixam as universidades e faculdades porque não conseguem conciliar os horários de estudo e trabalho. É bem verdade que, se dedicar apenas aos estudos, é um privilégio para poucos. A necessidade financeira, seja para complementar a renda familiar ou para o sustento da família, afasta jovens e adultos das salas de aula.

Contudo e felizmente, a falta de tempo hoje não é mais justificativa ou pretexto para não aprimorar sua qualificação profissional ou para dar continuidade ao seu grau de escolaridade. Cada vez mais frequentes são os cursos oferecidos à distância (EAD), e esses cursos possibilitam que pessoas que não tem horários definidos, universidades próximas ao trabalho ou local onde vivem, a oportunidade de cursar um ensino superior com a mesma qualidade de um curso presencial.

A flexibilidade no formato de ensino, que incluem principalmente os horários, para quem estuda através da educação a distância é um dos principais motivos do crescimento contínuo do EAD no Brasil – de acordo com o Censo da Educação a Distância, de 2011, já são mais de 3,5 milhões de pessoas matriculadas em cursos livres (de aperfeiçoamento pessoal ou profissional), ensino fundamental, médio, técnico, nível superior e pós-graduação. Entretanto, engana-se quem pensa que realizar um curso à distância exige menos que um curso presencial.

Estudar à distância exige dedicação e disciplina. É necessário muito compromisso, constância e motivação por parte do aluno, já que a forma de trabalho independente faz com que o mesmo seja o único responsável por seu desempenho. Além disso, o estudante precisa estar informado sobre o curso que realiza, já que, assim como em um curso presencial, os cursos à distância precisam ser reconhecidos pelo MEC.

Em um mundo totalmente globalizado, onde as pessoas têm cada vez menos tempo, a importância do ensino à distância ou EAD torna-se cada vez mais evidente e vem sendo muito utilizado e aceito em todo mundo. E esta é, sem dúvidas, a escola do futuro, na qual alunos e professores, amparados pela tecnologia, podem se ajudar e fazer com que ambos adquiram ainda mais conhecimento.

Caros leitores, o bom aprendizado é aquele que poderá ser utilizado de maneira a contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. A educação a distância possibilita interações com pessoas, formações e culturas de outros tempos e localidades, e se apresenta como forma de potencializar os momentos presenciais, que são importantes e ainda devem acontecer.

Seja presencial ou à distância, é importante aproveitar as oportunidades e se capacitar, tornando-se cada vez mais preparado para um mercado competitivo, que exige conhecimento, desenvoltura, e habilidade. Só assim será possível se diferenciar diante da concorrência.

3 Respostas para “Ensino a distância, tendência do futuro”

  • CRISTIANO LÔBO:

    Excelente abordagem!

    Particularmente, por ter atuado em nível de gestão nas duas modalidades, concordo plenamente com a tese do Dr. Janguiê de que o importante é aproveitar as oportunidades para a busca do conhecimento, tornando-se preparado para os desafios profissionais.

    De fato, é importante destacar a relevância da educação a distância para mudança da realidade de muitas comunidades que jamais imaginaram ter acesso ao ensino superior, em localidades antes desprovidas de tecnologia e mão de obra qualificada que, com a difusão desta arrojada modalidade, foi e continua sendo possível permitir o acesso à educação a um maior número de cidadãos.

    Em alguns municípios brasileiros, com a chegada da Ead, a melhoria na qualidade de educação básica e fundamental, por exemplo, foi fortemente observada, pois antes nenhum professor tinha a formação acadêmica necessária e, ao final de um ciclo, centenas deles já podiam, mesmo antes da conclusão do curso, implementar ações pedagógicas antes desconhecidas nas suas salas de aula, melhorando, assim, de forma substancial, a qualidade da educação local. Ou seja: tendência de futuro que já demonstra resultados no presente.

    Ademais, como bem mencionado no artigo em tela, mesmo com a escassez de tempo, a tecnologia permite a conciliação do trabalho com os estudos. Com isso, o profissional tem a oportunidade de se qualificar e se posicionar melhor no mercado.

    Portanto, o importante é analisar qual a melhor opção para a formação acadêmica e qualificação profissional, pois as possibilidades existem e estão cada vez mais acessíveis.

    Cristiano Lôbo
    Gestor Educacional
    Diretor-Geral da FTC/Itabuna

  • ROSIVALDO DO RÊGO BARROS:

    Ao Magnífico Sr Jânyo Janguiê
    Exmº Reitor,
    Na condição de discente desta conceituada instituição, valho-me deste canal, para apresentar as minhas considerações sobre alguns docentes que merecem destaque. Estou matriculado no Curso Superior Tecnológico em Logística, turma NB, e integralizei a metade da referida graduação. Nesses 12 meses, aproximadamente, tive o privilégio de compartilhar momentos inesquecíveis durante a construção do conhecimento nesta academia. Para não ser injusto, declinarei os nomes desses maravilhosos mestres. (I PERÍODO:Letícia Souto (RH), Rodrigo Rangel(TGA), Rodrigo Jofili(ECONOMIA), Daniel Cândido (MATEMÁTICA FINANCEIRA), José Rodolfo Melo (CONTABILIDADE GERENCIAL)e Margarida Rocha (COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO). (II PERÍODO): Verônica Dantas(ADM MARKETING), Soraya Matos(PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES), Mácia Rejane Ferreira(LOGÍSTICA), José Ticiano Lapenda (ADM DA PRODUÇÃO), Arthur Mendonça(EMPREENDEDORISMO) e Eduardo Valfrido(DIREITO EMPRESARIAL) Gostaria, se possível, que V. Exª se digne publicar o devido reconhecimento a todos, pelo profissionalismo, foco, dedicação, doação e amizade, demonstrados em sala de aula, bem como, durante os trabalhos de campo. Eles são incríveis !!!
    Ainda, digníssimo Reitor, quero destacar o nome da professora VERÔNICA DANTAS DE ARAÚJO, pela excelente docência. Trata-se uma mulher admirável… Potencializadora do conhecimento, essa docente consegue com muita sensibilidade, cognitivo privilegiado e habilidades tão acima da média, nos conduzir naturalmente para o aprendizado de Gestão, no seu sentido mais amplo. A professora VERÔNICA DANTAS DE ARAÚJO, com maestria, fez da sala de aula o nosso chão de fábrica, onde aprendemos a construir o conhecimento. Ela é fantástica !!! Quero registrar o meu contentamento e sincera gratidão a essa docente, por tudo que realizou juntamente com a turma NB de Gestão. Seu carisma, espontaneidade, proficiência, justeza e seriedade, inerentes à vocação que abraçou, possibilitou-nos adquirir riquíssimos conhecimentos de Marketing, dentre outros. Meus parabéns para a Professora VERÔNICA DANTAS DE ARAÚJO ! Parabenizo também, a UNINASSAU, através do Magnífico Reitor, pela visão, persistência, busca de informação, iniciativa, busca pela qualidade, dentre outras características de um empreendedor de sucesso. Que o bom Deus continue abençoando o nosso Grupo Ser Eduacacional – UNINASSAU. Receba o meu abraço de estima e admiração. ROSIVALDO DO RÊGO BARROS – discente do Curso Superior Tecnológico em Logística – turma NB. “A seriedade é a força motriz de qualquer empreendimento humano”

  • Hamilton Gonzales:

    Boa Noite Janguiê,

    como você vê a futuro do ensino a distância no Brasil e no mundo e quais os principais benefícios em relação ao presencial?

    Grato

    Hamilton

Deixe um comentário